Friburgo realizou menos de 500 testes pelo SUS desde o início da pandemia

Hospital Raul Sertã tem 100% dos leitos de UTI e enfermaria ocupados para casos de Covid-19
quinta-feira, 28 de maio de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Friburgo realizou menos de 500 testes pelo SUS desde o início da pandemia

Um documento da Secretaria municipal de Saúde, enviado à Defensoria Pública de Nova Friburgo, informou que o município realizou 468 testes de coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde o início da pandemia, em meados de março, até o momento. O número é considerado baixo pela Defensoria. Não foram considerados os testes realizados em laboratórios particulares.

Segundo último boletim da prefeitura, a cidade registra 199 casos confirmados de Coronavírus (sendo 66 profissionais de saúde), 20 óbitos (entre eles o de uma profissional de saúde), 64 recuperados, 44 casos suspeitos e 263 descartados. No início do mês a cidade recebeu 700 novos testes e tem priorizado os profissionais de saúde.

Vale ressaltar que os 468 testes realizados não correspondem ao número de pessoas testadas, ou seja, um paciente pode ter realizado mais de um teste para obter a contraprova e o resultado definitivo. Também é importante lembrar que, devido à recomendação do Ministério da Saúde, o Brasil não tem feito testagens em massa. Em Nova Friburgo, somente os casos em que o paciente apresenta os sintomas mais graves da doença e profissionais de saúde fazem o teste.

O documento também discrimina a ocupação atual dos leitos do Hospital Municipal Raul Sertã. Até esta quinta-feira, 28, nove leitos de UTI e dez leitos de enfermaria estavam ocupados. Estes leitos são destinados especificamente aos casos de Covid-19. “Na presente data estamos com a nossa capacidade totalmente ocupada”, dizia o documento.

Flexibilização

Apesar da baixa testagem e confirmação da secretaria de saúde de que o Hospital Municipal Raul Sertã está com sua capacidade total (leitos destinados ao Coivd-19) ocupada, o prefeito Renato Bravo anunciou na transmissão ao vivo da última quarta-feira, 28, a flexibilização para 50% do setor industrial da cidade voltar a funcionar.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra