Friburgo perde Rosália Villaça, a Dona Detinha, aos 104 anos

Costureira de grande talento e viúva de Teleco, jogador do antigo Esperança, ela também marcou época na cidade como telefonista
segunda-feira, 26 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Dona Detinha lê A VOZ DA SERRA
Dona Detinha lê A VOZ DA SERRA

Faleceu nesta segunda-feira, 26, aos 104 anos, a senhora Rosália Villaça, a Dona Detinha, que tornou-se bastante conhecida em Nova Friburgo por sua bonita história de vida. Seu corpo foi velado no Memorial SAF e o sepultamento ocorreu no fim da tarde no cemitério municipal São João Batista, no Centro.

Costureira de grande talento, Dona Detinha, especializou-se na confecção de roupas finas, principalmente vestidos. Por décadas, suas criações integraram o vestuário de muitas mulheres da sociedade friburguense. Viúva de Teleco, jogador do antigo Esperança, ela também marcou época na cidade atuando como telefonista, e sua voz tornou-se padrão no teleatendimento da antiga Companhia Telefônica de Nova Friburgo.

Sempre simpática, ela reuniu muitos amigos ao longo da vida e chamava atenção por sua vitalidade e lucidez. Um exemplo é que mesmo com a idade avançada, ela fazia questão de acompanhar as notícias de Nova Friburgo e região lendo sempre as edições impressas de A VOZ DA SERRA, e com a proeza de não precisar de óculos. Há alguns anos, quando perguntada pelo jornal sobre qual seria o segredo de sua longevidade, Detinha não teve dúvidas: “Fazer exercícios e comer pouco”.

Considerada um patrimônio de Nova Friburgo, Dona Detinha é filha da icônica Madame Sofia e mãe da conhecida professora Wilma Villaça, a quem A VOZ DA SERRA manifesta o seu mais profundo pesar neste momento de dor, extensivo aos demais familiares da saudosa Dona Detinha. 

 

LEIA MAIS

Manoel Martins estava internado na cidade de Teresópolis, onde encontrava-se hospitalizado com complicações pulmonares

Em 2020 A VOZ DA SERRA publicou reportagem que mostrou o trabalho do servidor Carlos Alberto Machado no Parque Juarez Frotté

Seu corpo será trazido para Nova Friburgo para ser sepultado no Cemitério São João Batista, no jazigo perpétuo da família Spinelli

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obituário