O Sindvest - Sindicato das Indústrias do Vestuário, em parceria com o Sebrae, lançou um guia de empresas produtoras de máscaras de barreira e roupas descartáveis de EPIs localizadas em Nova Friburgo e municípios vizinhos. Em sua grande maioria formada por empresas de micro e pequeno portes.
Referência nacional na fabricação de lingerie e moda fitness, essas empresas, com a pandemia do novo coronavírus, decidiram converter parte de sua produção para a confecção de máscaras de barreiras e EPI's.
De acordo com levantamento realizado pela prefeitura de Friburgo, são mais de 400 empresas cadastradas. A estimativa global de produção mensal das empresas pesquisadas ultrapassa a marca de 11 milhões de máscaras, o que demonstra a força da indústria friburguense.
“A diversificação das atividades com a produção de máscaras e EPI's pelas confecções, além de amenizar os prejuízos causados pela paralisação das atividades, é uma oportunidade de mostrar todo potencial inovador e empreendedor das empresas de Nova Friburgo e região, fortalecendo no mercado nacional a marca do Polo” destaca a coordenadora do escritório do Sebrae na Região Serrana I, Fernanda Gripp.
Na cidade de Friburgo estão instaladas mais de 1.300 fábricas de lingerie que juntas produzem cerca de 125 milhões de peças por ano, representando 25% da produção do país.
A prefeitura informou também que especificamente para a chamada pública de aquisição de máscaras, foram 103 empresas realizaram cadastradas. Dessas, três foram desclassificadas por não terem domiciliar em Nova Friburgo. Das outras 100, 90 já passaram da etapa de habilitação documental e aprovação de amostras, sendo que 74 iniciaram as entregas desde a ultima terça-feira, e a previsão para entrega é a de quarta-feira, 20 de maio.
Deixe o seu comentário