Fórum Mulheres de Impressão reúne líderes da indústria gráfica

Evento contou com a participação de empresárias friburguenses
sexta-feira, 08 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Firjan)
(Foto: Firjan)

O I Fórum Mulheres de Impressão reuniu 200 líderes da indústria gráfica brasileira para se conectarem e gerarem mais oportunidades para suas empresas. Palestras inspiradoras e networking serviram para que as participantes pudessem compartilhar experiências e fortalecer uma rede de negócios que ajude a promover a inovação na indústria. Com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o encontro foi realizado na última semana na Casa Firjan, na capital fluminense. O movimento reuniu líderes femininas de 100 gráficas do país que, juntas, movimentam R$ 5,5 bilhões em média, por ano. 

Nova Friburgo marcou presença no evento com a participação da diretora de A VOZ DA SERRA, Adriana Ventura; a presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do município (Sindgraf), da representação regional da Firjan no Centro-Norte fluminense e empresária do setor gráfico, Márcia Carestiato; Cinthia Ozorio e Margareth Osório Rocha, da diretoria do Sindgraf. 

O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, prestigiou o evento e reforçou que o fórum destacou a importância da mulher na indústria, o que também está presente na nova diretoria da federação. “Houve um aumento expressivo na participação feminina. Três delas estão conosco neste evento: Renata Daflon, Márcia Carestiato Sancho e Carla Pinheiro. O setor gráfico é um dos mais tradicionais e relevantes da indústria fluminense e a Firjan dedica a ele uma atuação incessante”, observou.

Caetano destacou ainda o papel do Conselho Empresarial de Mulheres da Firjan, presidido por Carla Pinheiro, em ações visando a promoção do desenvolvimento profissional de mulheres e maior equidade de gênero no Estado do Rio. Ressaltou ainda a qualificação do Senai para o setor gráfico: “Através de cursos técnicos disponibilizamos formações de impressor offset, designer de embalagens e eesigner editorial, gestor de produção gráfica, dentre outros. 

O presidente frisou ainda que o Complexo Senai-Sesi Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho também oferece cursos técnicos para preparar profissionais para os desafios contemporâneos do mercado gráfico, promovendo inovação e competitividade no setor. “Desde o ano passado, o Programa de Qualificação Setorial ofertou mais de mil vagas”, pontuou Caetano.

Idealizadora do evento, Renata Daflon, diretora de Operações da Holográfica, empresa da capital fluminense, agradeceu a todos que a ajudaram a tornar a iniciativa realidade: “O Mulheres de Impressão nasceu para combater a dúvida, dar voz, visibilidade e confiança para todas as mulheres que atuam na indústria gráfica. Estamos espalhadas pelo Brasil, mas conectadas pela vontade de criar oportunidades, gerar negócios e nos impulsionar mutuamente. Estamos apenas começando, mas sei que podemos e vamos muito além”, acredita Daflon.

Márcia Carestiato destacou que “o evento celebrou a força, a resiliência e a criatividade das mulheres que transformam a indústria gráfica com seu talento e dedicação. Barreiras estão sendo quebradas e as vozes das mulheres estão ressoando mais alto. Que este encontro seja um marco da nossa jornada coletiva”, disse. 

Setor antenado 

As principais tendências que estão transformando o mercado de trabalho e como as novas relações trabalhistas estão evoluindo foram o tema da palestra de Mariana Reis, CEO da UpTalent e especialista em RH e carreira. “A relação homem x trabalho foi evoluindo ao longo dos anos, e a partir de 2010 o emprego deixou de ser só um local de ganha-pão. Os trabalhadores passaram a estar mais preocupados em ser felizes e com o propósito da empresa. Por isso, os líderes empresariais precisam saber se o profissional ‘comprou o seu negócio’, se vai estar motivado para permanecer na empresa”. Mariana falou também sobre inovação, criatividade e transformação digital. 

Estratégias eficazes para captar novos clientes em um mercado em constante mudança foram apresentadas pela diretora Comercial Sênior do Wellhub, Bia Padrão. “Todas somos vendedoras, ou de produtos ou de carreira. Para vender é preciso ter confiança em 100% no seu produto. Esse é o primeiro passo. Venda é resolver problemas, entregar solução e ajudar o outro”, exemplificou.

Já o painel liderado por Flávia Camanho, mentora, coach e especialista em desenvolvimento humano e governança familiar, abordou a evolução do papel da mulher nos negócios e na vida familiar, ressaltando o crescente espaço que elas vêm conquistando no mundo dos negócios. Questões sobre inclusão, oportunidade e a responsabilidade socioambiental fazem parte do movimento Mulheres de Impressão, que reuniu também a SBTV, TV com protagonismo de pessoas com deficiência; e o Cruzando Histórias, instituição que promove acolhimento, valorização profissional e empregabilidade entre mulheres.

 

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