Firjan Senai NF abre nova turma do curso técnico em mecatrônica

Especialidade automatiza processos para gerar aumento de desempenho e produtividade e redução de custos nas empresas
segunda-feira, 03 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Robô desenvolvido na Firjan Senai NF (Arquivo AVS)
Robô desenvolvido na Firjan Senai NF (Arquivo AVS)

As inscrições para o curso técnico em mecatrônica da Firjan Nova Friburgo já estão abertas e as aulas têm previsão de início em fevereiro. A especialização é uma das mais exigidas pelas empresas atentas às mudanças da Indústria 4.0 e da Nova Economia, já que este profissional é o responsável por desenvolver e aplicar tecnologias que automatizam processos para gerar aumento de desempenho e produtividade, e redução de custos às empresas. Segundo estimativa da consultoria McKinsey, só no Brasil, 15,7 milhões de trabalhadores serão afetados pela automação até 2030.

“Em momentos de crise estes profissionais são ainda mais desejados, já que atuam diretamente no aumento da competitividade das empresas, onde é necessário aumentar a produção e reduzir custos operacionais”, explica Gil Mairon, coordenador de Educação Profissional da Firjan SENAI Nova Friburgo. “Além disso, o mercado disputa os profissionais do ramo, que ainda são escassos e encontram boas oportunidades em qualquer momento da carreira, portanto é fundamental estar atualizado para se destacar”, completa o coordenador.

Unindo as áreas de mecânica, eletrônica e informática, o curso técnico em Mecatrônica prepara o aluno para o desenvolvimento dos sistemas automatizados de manufatura, ou seja, para a criação de máquinas inteligentes controladas por computador que atuarão nos processos industriais, além da parte de implementação e a manutenção das máquinas e equipamentos automatizados.

A formação garante conhecimento para aplicações em diversas áreas tecnológicas, como: sistemas robóticos, veículos, automação de plantas industriais, processos químicos, entre outras.

Tendo em vista o projeto e a manutenção de tais processos e produtos, essa profissão demanda o uso de conhecimentos provenientes de áreas da ciência, como mecânica, elétrica e computação.

A metodologia utilizada pela Firjan SENAI certifica que o estudante, ao término o curso, esteja capacitado e com conhecimentos necessários frente às novas exigências do mercado, assim como ciente do contexto da sua atuação profissional que irá desempenhar.

“O diferencial da Firjan SENAI é garantir que o aluno vivencie nos laboratórios e oficinas os mesmos processos que são exigidos pelas empresas. As atividades ministradas associam a prática a teoria, inclusive com desenvolvimento de projetos integradores, garantindo que o aluno saia do curso preparado para enfrentar os desafios da profissão”, destacou Mairon.

Os interessados podem se inscrever diretamente na Firjan SENAI Nova Friburgo, na Rua Prefeito Jose Eugenio Muller, 220 no Centro. Informações e valores podem ser obtidos na unidade, pelos telefones (24) 2525-6333 e 0800 0231 231 ou pelo site www.firjansenai.com.br.

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra