Firjan considera aumento exagerado da taxa de juros e cobra redução da carga tributária

A entidade entende que o aumento da Selic em um ponto percentual pode prejudicar o processo de retomada do crescimento econômico
sábado, 07 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Firjan considera aumento exagerado da taxa de juros e cobra redução da carga tributária

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) se posicionou nesta semana sobre o recente aumento na taxa de juros. A entidade entende que um aumento da Selic em um ponto percentual, elevando para a taxa de juros para 5,25%, é exagerado e pode prejudicar o processo de retomada do crescimento econômico do Brasil. A Firjan ressalta ainda que os choques temporários nos preços observados neste ano devem se dissipar, não impactando a inflação em 2022, que exibe expectativa de inflação bem-comportada e dentro do intervalo da meta. 

Sendo assim, a Firjan acredita que dosar a alta da taxa básica de juros seria compatível com o momento e já garantiria a ancoragem das expectativas para a inflação de 2022. Para além das questões sanitárias e o avanço da vacinação, a Firjan ressalta a necessidade do país de solucionar de uma vez os gargalos estruturais que tanto o impedem de alçar voos mais altos e consistentes. “Isso não acontecerá sem mudanças profundas na estrutura do estado, e por isso, é mandatório o avanço da reforma administrativa para que possa haver redução dos gastos públicos e assim da carga tributária”, divulgou a entidade nesta semana.

Para a Firjan, somente com a redução dos gastos públicos e a consequente redução da carga tributária a indústria nacional terá competitividade suficiente para gerar emprego e renda, tornando o Brasil um país mais forte e justo.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: