Firjan confirma maior dinamismo da economia fluminense frente à economia nacional

Com avanço na vacinação, federação projeta o PIB do Estado do Rio em 4,2% em 2021
sexta-feira, 24 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Movimento de pedestres nas ruas de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Movimento de pedestres nas ruas de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

O Produto Interno Bruto (PIB) fluminense tem alta de 1,7% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre (0,7%) do ano. A análise da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) destaca o quarto trimestre seguido de taxa positiva e confirma maior dinamismo da economia fluminense frente a economia nacional, que registrou recuo de 0,1%. Na comparação entre os períodos de 2020 e 2021, a alta foi de 10,3%, a primeira desde o primeiro trimestre de 2020.

Os dados são do estudo “Rio de Janeiro: resultados e perspectivas para o PIB”, divulgado pela Firjan. Considerando o avanço da vacinação contra a Covid-19, proporcionando um ambiente econômico mais favorável e resultando na antecipação de decisões de investimento no primeiro semestre do ano, a projeção para o crescimento em 2021 foi revisada para cima, de 3,8% para 4,2%.

“O estudo da Firjan confirma a retomada das economias mundial e nacional, influenciando positivamente a indústria de transformação fluminense, setor que apresentou a maior alta de 21,4% em comparação com o mesmo período de 2020, auge da pandemia. No comparativo ano a ano, também a construção civil cresceu (+11,9%), em linha com o bom momento vivido pelo mercado de trabalho formal. E o setor de serviços subiu 11,1%, na esteira da aceleração do ritmo de vacinação do estado. Isso nos permite revisar o PIB fluminense para 4,2% este ano”, afirma o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano.

O gerente de Estudos Econômicos da federação, Jonathas Goulart, destaca que a aceleração no processo de retomada da atividade econômica permite avaliar que o PIB industrial fluminense cresça 4% este ano. 

“A previsão é que a indústria da construção (+5,9%) e da transformação (+5,7%) tenham o maior impacto positivo. Já a expectativa para o setor de serviços também é de um crescimento elevado (+4,4%)”, explica Goulart.

Controle da variante e reformas para 2022

Para o ano que vem, a expectativa é de crescimento de 2,5% no cenário base, considerando o controle da disseminação da nova variante Delta no início de 2022. Para o bom desempenho da economia fluminense, são importantes que as reformas tributária e administrativa, em âmbito federal, e a previdenciária, em âmbito estadual, sejam aprovadas até o fim de 2022.

O segmento da construção civil deve ter a maior alta (+4,6%), influenciada por investimentos de infraestrutura, dado o elevado montante de recursos da concessão dos serviços de saneamento da Cedae e também pela maior demanda por obras residenciais. A previsão para a indústria de transformação também é de crescimento positivo (+2,4%), porém a um ritmo mais moderado, devido à desaceleração do segmento da metalurgia. O setor de serviços também será um importante vetor de geração de emprego e renda (+2,4%), impulsionado pela retomada daqueles segmentos que dependem diretamente da circulação de pessoas, como o turismo. Porém, mesmo que esse crescimento da atividade fluminense se confirme, o PIB estadual ainda fica 3,9% abaixo do nível de atividade recorde de 2014.

O estudo da Firjan traz ainda cenários alternativos para 2022. No cenário pessimista, com a disseminação da variante Delta, comprometendo a recuperação das economias mundiais, afetando a normalização da oferta de insumos até as exportações, além do aprofundamento da crise hídrica e do pior desempenho do quadro fiscal, a economia do estado deve crescer apenas 1,2%. No cenário otimista, com o controle total e não disseminação de novas variantes este ano, favorecendo uma aceleração do ritmo de crescimento da economia mundial, e com a aprovação de reformas estruturais de maneira ampla no primeiro trimestre, a previsão é de crescimento de 4%.

Para a Firjan, acelerar aumento da Selic  compromete a recuperação da economia

A federação entende que acelerar o ritmo de aumento da Selic é excessivo neste momento. O aumento da taxa básica de juros para 6,25% pode comprometer a recuperação de uma economia ainda fragilizada. E acredita que a evolução do quadro inflacionário atual e as expectativas inflacionária à frente seguem sendo de manutenção do ciclo de alta da taxa de juros, dados os fatores relacionados ao risco fiscal e a recomposição da demanda.

Além disso, a entidade ressalta que fatores relacionados à inflação de custos — crise energética e restrição de insumos — continuam pressionando e exigindo outros instrumentos para o controle inflacionário, e não somente a elevação da taxa básica de juros.

Neste sentido, a Firjan entende que a estabilidade de preços e o crescimento sólido da atividade econômica passam necessariamente pela retomada da confiança dos empresários. Sendo assim, é inadiável a aprovação de reformas estruturais, como a administrativa, contribuindo para um equilíbrio sustentável das contas públicas. A economia brasileira anseia por isso há décadas, para destravar investimentos e fomentar a criação de emprego e renda.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios