O Ministério da Educação (MEC) publicou, na semana passada, o edital 3/2025, que regulamenta o processo seletivo do primeiro semestre de 2025 para o Fies Social, programa vinculado ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente online, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, (www.acessounico.mec.gov.br) entre os dias 4 e 7 de fevereiro.
Este ano, o programa oferecerá mais de 112 mil vagas, distribuídas em dois processos seletivos: o primeiro para cursos com início no primeiro semestre e o segundo para aulas previstas no segundo semestre. De acordo com o MEC ,o Fies 2025 terá início em 4 de fevereiro, abrindo o período de inscrições, que se estenderá até o dia 7 do mesmo mês. A pré-seleção de chamada única acontecerá no dia 18 de fevereiro e a seleção dos candidatos inscritos na lista de espera está definida para 25 de fevereiro.
Como funciona o Fies
Durante o curso, o estudante paga uma co-participação mensal, e, após formado, inicia a amortização do saldo devedor, com valores ajustados à sua realidade financeira. Desde 2018, o programa passou por mudanças importantes, incluindo a taxa de juros zero para estudantes de baixa renda, com a escala de financiamento e condições de pagamento variando conforme a renda familiar.
Quem pode se inscrever no Fies
Ainda não se tem confirmado os critérios de participação no Fies deste ano, todavia é comum que possam participar candidatos que tenham feito o Enem a partir de 2010, obtendo média superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação, além de possuir renda familiar bruta per capita entre um e três salários-mínimos. Além disso, bolsistas do Prouni com bolsa de 50% também podem solicitar o Fies para financiar o restante da mensalidade, desde que seja no mesmo curso e instituição.
Fies Social
Em 2024, a pasta lançou o Fies Social, que reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. A nova modalidade permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. No primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social.
Novo Fies
A Caixa Econômica Federal iniciou na última quarta-feira,15, o calendário de aditamentos [alterações] contratuais do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Novo Fies) referente ao primeiro semestre de 2025. O prazo vai até o dia 31 de maio. O aditamento é o procedimento contratual obrigatório necessário à manutenção ou encerramento dos financiamentos que se encontrem na fase de utilização. Segundo o banco, o prazo para o aditamento segue até o dia 31 de maio e cerca de 133 mil estudantes podem realizar as manutenções, entre aditamentos de renovação semestral, suspensão temporária, transferência de curso ou de instituição, e encerramento antecipado.
De acordo com as regras do Novo Fies, os contratos entre os alunos e a Caixa devem ser aditados semestralmente. A renovação é iniciada pela faculdade e deve ser validada, posteriormente, pelo estudante. Para a efetivação do procedimento, os estudantes devem estar adimplentes. Os aditamentos são feitos pelo SifesWeb e por meio do aplicativo Fies Caixa, disponível para Android e iOS, na opção “Aditamento”. Na aba o estudante poderá fazer a validação do aditamento de renovação do contrato.
Fonte: Agência Brasil e Caixa
Deixe o seu comentário