Ferros-velhos: Estado vai abrir prazo para credenciamento no Detran

Medida visa regularizar empresas deste segmento. Em Friburgo, procedimento pode ser feito na 3ª Ciretran, em Duas Pedras
sexta-feira, 23 de junho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação/Detran.RJ)
(Foto: Divulgação/Detran.RJ)

Para operar regularmente no Estado do Rio de Janeiro, as empresas dos ramos de desmontagem, reciclagem, recuperação e comercialização de partes e peças de veículos automotores terrestres terão que se credenciar no Detran.RJ. Os detalhes podem ser conferidos na portaria 6.295, do Detran, de 19 de setembro de 2022, que ganhará nova publicação no Diário Oficial do Estado para reforçar a importância da regularização nos próximos dias. O objetivo é normatizar os procedimentos técnico-operacionais deste segmento em todos os municípios fluminenses. Os estabelecimentos já podem se regularizar junto ao Detran-RJ.  

O credenciamento das empresas desses ramos deve ser feito no protocolo-geral do Detran, presencialmente em sua sede, na capital, na Avenida Presidente Vargas, 817, Centro ou pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), via usuário externo, com acesso pelo site.

Os ferros-velhos localizados fora da capital podem dar entrada no credenciamento também nas Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) do Detran. Em Nova Friburgo, a 3ª Ciretran funciona na Avenida dos Ferroviários, em frente à Rodoviária Norte, no bairro Duas Pedras.

Representantes das instituições públicas que compõem o comitê do Governo do Estado - que inclui Detran-RJ, Secretaria estadual de Fazenda, Polícias Militar e Civil – além de órgãos convidados, como o Corpo de Bombeiros, se reuniram na sede do Detran na última quarta-feira, 21, para definir detalhes das ações. Num primeiro momento, serão realizadas operações diárias de caráter educativo. Na sequência, as ações passarão a ser fiscalizatórias com punições para os infratores.  

O encontro ocorreu no dia seguinte ao Governo do Estado lançar o aplicativo Sucata Online – ferramenta que foi criada para catalogar todos os materiais comprados pelas empresas de reciclagem e ferros-velhos, além de cadastrar os dados dos vendedores e de mercadorias vendidas - com dados de volume, peso e valores. O objetivo é dar mais segurança para as pessoas que trabalham com insumos dessa natureza.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: