Férias e temperaturas mais baixas: alerta para economia de energia

Nesse período é comum também a garotada se divertir soltando pipas. Para os pais que estimulam a brincadeira ao ar livre, a orientação é sobre a escolha do lugar
sexta-feira, 12 de julho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Férias escolares e crianças mais tempo em casa, temperaturas apropriadas para um banho quente e uma preocupação comum entre a maioria das famílias: o valor da conta de luz no fim do mês.

A verdade é que o mês de julho pode ser mais uma oportunidade para colocar em prática as dicas de uso consciente da energia que fazem a diferença nos gastos. É o que garante o coordenador de Eficiência Energética da concessionária de energia elétrica Energisa, Thiago Peres de Oliveira, ressaltando que, apesar de simples, hábitos de consumo eficientes favorecem o uso racional da energia elétrica.

Para tanto, essa mudança de comportamento precisa atingir toda a família, desde as crianças até os idosos, que geralmente passam mais tempo em casa. A começar pelas crianças, Thiago lista os hábitos que, praticados diariamente, favorecem o desperdício de energia e o aumento na conta de luz. “Quanto mais tempo a TV, videogame, computador e outros eletrônicos ficarem ligados, mais energia vão gastar. E mesmo quando são deixados em stand-by, continuam consumindo energia. O ideal é estabelecer horários para que a garotada não fique o dia todo nos eletrônicos”, sugere.

Ainda sobre o uso dos eletrônicos, Thiago acrescenta que, se ligados em uma mesma tomada por meio de benjamins (ou T’s), pode haver uma sobrecarga nas instalações. Além do aumento da energia, há o risco de um curto-circuito e até um incêndio na residência.

Para os adultos as dicas vão desde o uso racional de equipamentos como máquina de lavar e ferro de passar. “É bem comum que com as crianças em férias aumente a quantidade de roupas sujas. Então, junte a maior quantidade possível para usar a máquina em sua potência máxima. Quando você lava de pouquinho em pouquinho, está desperdiçando água e energia”, analisa o coordenador.

Quanto ao banho, o chuveiro elétrico corresponde a 30% do consumo de energia de uma residência. Se cada membro da família não controlar o tempo debaixo da água quentinha, a soma dos kWh desses banhos longos pode causar um susto ao final do mês.

“Como cada família tem hábitos particulares, não é ideal comparar a sua conta de energia com a conta do vizinho. O correto é acompanhar o seu próprio histórico de consumo em kWh com outros períodos do ano para que consiga identificar o que tem influenciado no desperdício de energia na sua casa”, orienta Thiago.

Mais dicas para economizar energia 

  • Não deixe lâmpadas acesas nos cômodos sem uso e durante o dia mantenha abertas portas, janelas e cortinas.

  • Junte o máximo de roupas para lavar tudo de uma vez e use o ferro para passar apenas para as peças indispensáveis, economizando tempo e energia.

  • evite o abre e fecha da geladeira. Coloque na porta e na altura das crianças os produtos que elas mais consomem durante o dia: iogurtes, frutas lavadas, água e sucos. Assim, elas serão mais rápidas na hora de abrir a geladeira e pegar o que precisam.

  • Vai preparar um lanche? Lembre-se que o forno elétrico, assim como outros equipamentos que geram calor, consomem mais energia. Organize-se para preparar várias receitas, aproveitando a temperatura do forno. Isso evita que precise ligar o forno elétrico todos os dias.

Brincadeiras com pipa: cuidado! 

Nesse período de férias, é comum também as brincadeiras com pipa. Para os pais que estimulam a brincadeira ao ar livre, a orientação é sobre a escolha do lugar. É indispensável que os pais e responsáveis direcionem as brincadeiras para parques e campos abertos, longe da rede de energia elétrica, o que evita acidentes e interrupção do fornecimento de energia. 

Dicas

  • Jamais solte pipa próximo a áreas urbanas; 

  • Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, pois eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais; 

  • Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol danifica os fios de energia; 

  • Se a pipa enroscar na rede elétrica, acione a concessionária de energia. Apenas profissionais autorizados, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;

  • Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente; 

  • Ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos canais de atendimento. aplicativo Energisa On; site: www.energisa.com.br ou pelo call center: 0800 032 0196.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: