Feriadão requer cuidados para não desperdiçar energia

Atitudes simples podem evitar susto quando a próxima conta de luz chegar
segunda-feira, 14 de novembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Este feriadão da Proclamação da República (15 de novembro) é mais uma oportunidade folga para muitas famílias que irão esticar este fim de semana e, assim, poderão se reunir em casa programando várias atividades, que acabam gerando maior consumo de energia elétrica, mas algumas dicas são importantes para evitar surpresas desagradáveis quando a próxima conta de luz chegar. O período chuvoso que está chegando é outra preocupação e que requer o consumo inteligente da energia elétrica em casa. O Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/Inpe), inclusive, alerta que nos próximos meses, as chuvas poderão  vir em forma de pancadas, acompanhadas de relâmpagos, rajadas de vento e ocasionais quedas de granizo. Para este fim de semana prolongado, por exemplo, a previsão é de chuvas moderadas a fortes, pelo menos, até a próxima quarta-feira, 16.

Com o tempo chuvoso, o feriado prolongado de muitos deve ser dentro de casa. E diversão em casa envolve equipamentos eletrônicos: notebook, celular, videogame, jogos online, TV. Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da concessionária de energia elétrica Energisa, que atua em Nova Friburgo faz um alerta: “É importante ficar atento ao uso excessivo de alguns equipamentos e, principalmente, àqueles que são considerados os vilões do consumo de energia como geladeira e chuveiro”, observa.

Para ajudar na tarefa de reduzir o consumo, a concessionária listou algumas dicas práticas que valem para qualquer época do ano:

  • estabeleça limite de horário para crianças usarem computadores ou videogames;

  • videogames, computadores e aparelhos de TV: devem ser desligados quando não estiverem em uso. E nada de ficar com vários aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo sem uso;

  • se precisar pegar algo na geladeira escolha antes de abrir, quanto mais tempo fica aberta maior é o consumo;

  • evite banhos demorados e prefira a posição verão.  O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do consumo. Na posição inverno, o chuveiro consome até 30% a mais se na posição verão;

  • desligue aparelhos direto nos botões ou nas tomadas. Em geral, luzes indicativas acesas (em stand-by) significam desperdício de energia;

  • criança tem que gastar a própria energia. Priorize atividades como pular corda, pega-pega, natação, bicicleta. Há muitas atividades que podem ser feitas em casa que reforçam habilidades motoras e de aprendizado. E se o tempo permitir e a brincadeira for ao ar livre, a orientação é sobre a escolha do lugar. É indispensável que os pais e responsáveis direcionem as brincadeiras para parques e campos abertos, longe da rede de energia, o que evita interrupção do fornecimento de energia e acidentes.

 

    Dicas como essas podem te ajudar muito e o Descomplicador traz uma série de vídeos, explicando diversos assuntos sobre energia elétrica. Acompanhe aqui ou no site da Energisa.

Serviço

Precisa falar com a Energisa? Entre em contato, por meio dos canais digitais:

 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: