A Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) realizou na última sexta-feira, 6, uma roda de conversa numa comemoração antecipada ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O evento reuniu mulheres de todos os segmentos para tratar de assuntos voltados ao fortalecimento da mulher empreendedora.
Abordando o tema “Mulheres que inspiram”, o encontro teve como pauta principal o protagonismo da mulher como empreendedora, empresária e os desafios nas múltiplas jornadas enfrentadas em seu dia a dia. Com flores do projeto Vamos Florir enfeitando o ambiente e um café preparado especialmente para as participantes, o evento foi idealizado pelas publicitárias Melissa Rodrigues e Anne Marjie, pela jornalista Tatiane Zavoli e pela psicóloga Luciana Trigo, formando um elenco totalmente feminino. A tarde foi agradável com muitas conversas e trocas, sendo o empreendedorismo um dos assuntos mais abordados. As convidadas foram saudadas pelo vice-presidente de Serviços, Turismo e Cultura da Acianf, Roosevelt Concy.
Fizeram parte da roda de conversa: a médica hematologista Rita Motroni; a arquiteta Mariângela Mussi; a jornalista Christiane Coelho; a proprietária do Sítio Cultivar, Jovelina Fonseca; as empresárias Júlia Pacheco e Mayara Tomaz e a diretora da indústria União Mundial, Priscila Veiga.
Durante o encontro, foram abordados também assuntos como maternidade, conciliação de tempo, família, prioridades, dedicação e desafios profissionais de mulheres em cargos de alta liderança em setores predominantemente masculinos, como a construção civil, metal mecânico e agrícola. Na maioria dos relatos, a paixão pela profissão, a ética e o profissionalismo se mostraram determinantes para que a mulher conquiste seu espaço no mercado atual.
De acordo com Rita Motroni, que trouxe números expressivos do espaço da mulher no mercado de trabalho, quase 90% do quadro de funcionários de sua empresa é formado por mulheres. “São números importantes em uma realidade que ainda espera alcançar muitas vitórias”, enfatizou.
Deixe o seu comentário