Euterpe homenageia 80 anos de Benito Di Paula com novo dobrado sinfônico

Apresentação oficial será nas festividades do 159° ano da banda, entre fevereiro e março de 2022
sexta-feira, 26 de novembro de 2021
por Girlan Guilland, especial para A VOZ DA SERRA
A partitura do dobrado
A partitura do dobrado

"A Aurora de Benito, o Homem da Montanha" é a mais nova composição incorporada ao repertório da Real Banda Euterpe Friburguense. O dobrado sinfônico é a homenagem da sesquicentenária agremiação musical aos 80 anos, neste domingo, 28,  do compositor, cantor e pianista friburguense Uday Velloso, popularizado no Brasil e exterior como Benito Di Paula, nascido em Nova Friburgo, em 1941. A data também, pela Lei Municipal N° 3.767, 21 de agosto de 2009, é o Dia Municipal da Música, exatamente em homenagem ao artista.

A peça é de autoria do músico, arranjador, compositor e instrumentista Tiago Vidal, que também é um dos professores da Escola de Música Samuel Antônio dos Santos. O título do dobrado refere-se ainda a Aurora, nome da primeira neta do artista, nascida em 30 de agosto, filha do também cantor Rodrigo Velloso e de sua esposa Carolina Bellezi.

Em razão ainda da pandemia, não foi possível a banda gravar a nova composição, mas o maestro Nelson José da Silva Neto anunciou que sua apresentação oficial já tem data prevista: será por ocasião das festividades do 159° ano da Euterpe, entre os meses de fevereiro e março de 2022. A Euterpe celebra seu aniversário exatamente no sábado de carnaval, 26 de fevereiro.

Novo presidente

Tendo eleito sua diretoria na última segunda-feira, 22, Dia de Santa Cecília e dos Músicos, para um novo mandato, no biênio 2022-2023, a Euterpe Friburguense terá novamente como seu Presidente, o empresário e advogado Paulo Benitez da Silva, a ser empossado também no início do ano, sucedendo ao atual Presidente José Nilson da Silva, o popular Nilsinho.

No próximo dia 8 de dezembro, a agremiação ainda lembra o 190° ano de nascimento do seu maestro fundador: o português Samuel Antonio dos Santos, nascido na freguesia das Mercês, em Lisboa, a 8 de dezembro de 1831, curiosamente também falecido em um dia 8 de dezembro (1905), aos 74 anos. Ele foi regente da Euterpe por 22 anos, até 1885, um ano após ter inaugurado, em 13 de junho de 1884, a Capela de Santo Antônio, no Suspiro, também sua promessa, além da fundação da agremiação musical.

O dobrado

O dobrado é um estilo ou gênero musical brasileiro derivado das marchas militares. Peça musical escrita originalmente para acompanhar a marcha de militares, no Brasil desenvolveu características próprias que originaram o gênero ‘Dobrado’, popularizando-se a partir da metade do século XIX. Os dobrados são escritos para serem executados por uma banda de música formada por instrumentos como madeiras, metais e percussão. Com a popularidade das bandas de música em todo o interior do Brasil, o dobrado se espalhou pelo país e tornou-se símbolo de comemoração, festa e solenidade nas cidades. Posteriormente, desenvolveram-se peças musicais destinadas à execução por orquestras, definindo o subgênero dobrado sinfônico. São compostos, geralmente, em forma de homenagem para pessoas, datas, lugares ou comemorações.

 

LEIA MAIS

Um dos mais belos samba da música popular brasileira

Na quarta haverá o Concerto da Independência no Country Clube

Os dois chegaram cedo ao Rock in Rio e conseguiram ficar bem perto do palco

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Música