Euterpe homenageia 80 anos de Benito Di Paula com novo dobrado sinfônico

Apresentação oficial será nas festividades do 159° ano da banda, entre fevereiro e março de 2022
sexta-feira, 26 de novembro de 2021
por Girlan Guilland, especial para A VOZ DA SERRA
A partitura do dobrado
A partitura do dobrado

"A Aurora de Benito, o Homem da Montanha" é a mais nova composição incorporada ao repertório da Real Banda Euterpe Friburguense. O dobrado sinfônico é a homenagem da sesquicentenária agremiação musical aos 80 anos, neste domingo, 28,  do compositor, cantor e pianista friburguense Uday Velloso, popularizado no Brasil e exterior como Benito Di Paula, nascido em Nova Friburgo, em 1941. A data também, pela Lei Municipal N° 3.767, 21 de agosto de 2009, é o Dia Municipal da Música, exatamente em homenagem ao artista.

A peça é de autoria do músico, arranjador, compositor e instrumentista Tiago Vidal, que também é um dos professores da Escola de Música Samuel Antônio dos Santos. O título do dobrado refere-se ainda a Aurora, nome da primeira neta do artista, nascida em 30 de agosto, filha do também cantor Rodrigo Velloso e de sua esposa Carolina Bellezi.

Em razão ainda da pandemia, não foi possível a banda gravar a nova composição, mas o maestro Nelson José da Silva Neto anunciou que sua apresentação oficial já tem data prevista: será por ocasião das festividades do 159° ano da Euterpe, entre os meses de fevereiro e março de 2022. A Euterpe celebra seu aniversário exatamente no sábado de carnaval, 26 de fevereiro.

Novo presidente

Tendo eleito sua diretoria na última segunda-feira, 22, Dia de Santa Cecília e dos Músicos, para um novo mandato, no biênio 2022-2023, a Euterpe Friburguense terá novamente como seu Presidente, o empresário e advogado Paulo Benitez da Silva, a ser empossado também no início do ano, sucedendo ao atual Presidente José Nilson da Silva, o popular Nilsinho.

No próximo dia 8 de dezembro, a agremiação ainda lembra o 190° ano de nascimento do seu maestro fundador: o português Samuel Antonio dos Santos, nascido na freguesia das Mercês, em Lisboa, a 8 de dezembro de 1831, curiosamente também falecido em um dia 8 de dezembro (1905), aos 74 anos. Ele foi regente da Euterpe por 22 anos, até 1885, um ano após ter inaugurado, em 13 de junho de 1884, a Capela de Santo Antônio, no Suspiro, também sua promessa, além da fundação da agremiação musical.

O dobrado

O dobrado é um estilo ou gênero musical brasileiro derivado das marchas militares. Peça musical escrita originalmente para acompanhar a marcha de militares, no Brasil desenvolveu características próprias que originaram o gênero ‘Dobrado’, popularizando-se a partir da metade do século XIX. Os dobrados são escritos para serem executados por uma banda de música formada por instrumentos como madeiras, metais e percussão. Com a popularidade das bandas de música em todo o interior do Brasil, o dobrado se espalhou pelo país e tornou-se símbolo de comemoração, festa e solenidade nas cidades. Posteriormente, desenvolveram-se peças musicais destinadas à execução por orquestras, definindo o subgênero dobrado sinfônico. São compostos, geralmente, em forma de homenagem para pessoas, datas, lugares ou comemorações.

 

LEIA MAIS

Apresentação especial dos músicos festejou anivesário

Assembleia geral ordinária nesta quinta reunirá membros, músicos e diretoria para celebrar

Com casa lotada no seu aniversário de 80 anos, compositor interpretou vários sucessos ao lado do filho

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Música