Estudo semelhante ao utilizado em Friburgo compara estados brasileiros

Somente o Ceará apresenta índice favorável. Em Friburgo, estudo foi utilizado para justificar flexibilização gradual responsável
quinta-feira, 04 de junho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Gráficos do estudo
Gráficos do estudo

Cientistas de dados, engenheiros e economistas do grupo Covid-19 Analytics apontaram na última semana em estudo que o Ceará é o único estado do Brasil com taxa de contágio abaixo de 1 (0,92). Isso quer dizer que o resultado mostra que, em média, cada contaminado pelo coronavírus transmite o vírus para menos de uma pessoa. A pesquisa que foi realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) apresenta as taxas de contaminação entre os dias 15 de abril, quando um contaminado passava a doença para outras 2,75; e 26 de maio, data em que o nível atingiu o “ideal” - isto é, abaixo de 1. A taxa foi alcançada ainda em 25 de maio, com 0,99. No Brasil, consideradas todas as pastas de saúde, a média da taxa era de 1,89 em 26 de maio. Esses dados foram revelados em uma reportagem do portal de notícias G1.

Segundo a reportagem, o pesquisador de pós-doutorado da Universidade da Califórnia Gabriel Vasconcelos, que integra o Covid-19 Analytics, o cálculo para obter o resultado leva em conta ainda o tempo de recuperação de cada paciente. “A taxa está ligada diretamente a quantas pessoas cada doente pode infectar. O que a faz subir ou descer é a velocidade com que as pessoas se recuperam. Conforme os tratamentos forem avançando, o número desce; se os pacientes ficam doentes por mais tempo, podem infectar mais gente, e a taxa sobe”, pontuou, o pesquisador.

Flexibilização

Esse estudo é semelhante ao utilizado pela empresa People & Business Solutions (PBS), de Nova Friburgo, que indicou ser possível flexibilizar o comércio no município de forma gradual e responsável. Em reportagem de A VOZ DA SERRA, publicada no último dia 16 de maio, o estudo mostrou que, entre 23 de abril e 11 de maio, a taxa de transmissão da doença, qualificada como R0, ficou abaixo de 1, patamar internacional utilizado para estabelecer o controle na propagação do coronavírus.

Autor da pesquisa, o engenheiro mecânico Rafael Spinelli explicou que o quadro verificado no município, de acordo com instituições de saúde do mundo inteiro, permitia, na época, descartar momentaneamente o isolamento total e indicar a flexibilização para a economia. “A Rzero calcula a velocidade de transmissão da doença no período de incubação, de 14 dias. O parâmetro para determinar as medidas a serem cumpridas em cada localidade é que a R0 seja inferior a 1,0. Com isso, se consegue estabilizar o avanço da doença e achatar a curva de contaminação. Claro que a flexibilização não exclui os cuidados que são seguidos hoje e que necessitam de continuidade”, esclarece o engenheiro, que tem mestrado na UFF/ Paris VI, e MBA na Fundação Getúlio Vargas.

Os gráficos mostraram que, mesmo após uma redução, cujo menor índice chegou a 0,74, no final do intervalo analisado esse índice estava em crescente evolução, batendo em 0,95, próximo a 1,0, limite para a recomendação da flexibilização. Esses valores são referentes ao intervalo 23 de abril e 11 de maio.

Apesar de o estudo concluir que é possível uma flexibilização gradual e com segurança, não foi levado em conta a falta de testagem em massa da população friburguense, o aumento da taxa de ocupação dos leitos de Covid-19 no Hospital Raul Sertã e do crescente aumento do número de casos na cidade, como mostraram os boletins da prefeitura na época, nos dias que antecederam e nos dias posteriores a divulgação do estudo. No dia 11 de maio, a cidade registrou 89 casos de Covid-19, no dia 13 foram 97 casos, no dia 15 foram 113 casos e no dia 18, 121 casos da doença.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra