Estado tem menor número de roubos de rua dos últimos 17 anos

Homicídios dolosos e letalidade violenta também continuam em queda
sexta-feira, 20 de maio de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Nos primeiros quatro meses de 2022, os roubos de rua (roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular) tiveram queda de 21% no estado, somando 19.348 casos, contra 24.414 no mesmo período de 2021. Esse é o menor índice para o período desde 2005. Ainda nos crimes contra o patrimônio, os roubos de veículos e os roubos de carga também registraram reduções expressivas no primeiro quadrimestre do ano, de 14% e 8% respectivamente.

“Sabemos que os crimes contra o patrimônio causam uma sensação de insegurança na população, por isso a redução dos roubos é tão importante. Investimos e vamos continuar investindo nas nossas polícias, para diminuirmos esses números cada vez mais”, disse o governador Cláudio Castro, que também destacou o fato de os homicídios e a letalidade violenta continuarem em queda no estado.

Os crimes contra a vida apresentaram, novamente, resultados positivos. Entre janeiro e abril de 2022 foram 1.025 vítimas, o que representa uma diminuição de 17% quando comparado com o mesmo período do ano passado - esse foi o menor valor para o período desde 1991. Pela segunda vez seguida, os roubos seguidos de morte (latrocínio) caíram mais da metade - foram 16 vítimas em 2022, contra 39 em 2021. A letalidade violenta - que inclui homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do estado - recuou 23%, também o menor valor para os quatro meses desde 1991. Já as mortes por intervenção de agente do estado apresentaram diminuição de 32% no período.

“As constantes reduções expressivas nos índices de criminalidade do estado, que vem acontecendo nos últimos meses, são resultados do investimento na segurança pública e nos servidores das forças de segurança feitos pelo governador do estado, Cláudio Castro”, enfatizou a diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), Marcela Ortiz.

Principais indicadores

▪ Homicídio doloso: 1.025 vítimas no primeiro quadrimestre do ano de 2022 e 265 em abril - estes foram os menores valores para o acumulado e para o mês desde 1991. Na comparação com 2021, o delito registrou redução de 17% em relação ao acumulado do ano e de 13% em relação ao mês.

▪ Letalidade violenta (homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do estado): 1.455 vítimas no primeiro quadrimestre de 2022 e 356 em abril - estes foram os menores valores para o acumulado e para o mês desde 1991. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 23% em relação ao acumulado do ano e também em relação ao mês.

▪ Morte por intervenção de agente do estado: 405 mortes no primeiro quadrimestre do ano de 2022 e 87 em abril. Na comparação com 2021, o delito registrou redução de 32% em relação ao acumulado do ano e de 39% em relação ao mês.

▪ Roubo de carga: 1.379 casos no primeiro quadrimestre do ano de 2022 e 325 em abril - estes foram os menores valores para o mês e para o acumulado desde 2013. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 8% em relação ao acumulado do ano e redução de 18% em relação ao mês.

▪ Roubo de rua (roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo): 19.348 casos no primeiro quadrimestre do ano de 2022 e 4.849 em abril - este foi o menor valor para o acumulado desde 2005. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 21% em relação ao acumulado do ano e redução de 10% em relação ao mês.

▪ Roubo de veículo: 7.741 casos no primeiro quadrimestre do ano de 2022 e 1.965 em abril - este foi o menor valor para o acumulado desde 2012. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 14% em relação ao acumulado do ano e redução de 7% em relação ao mês.

Os dados divulgados pelo ISP são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro no mês de abril. Mais informações sobre os indicadores no site do ISP (www.isp.rj.gov.br).

 

LEIA MAIS

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Polícias Civil e Militar fizeram comunicado sobre mensagens compartilhadas em redes sociais sobre possível massacre de estudantes em Nova Friburgo

Município é o 4º que mais socorre vítimas de agressores na Região Serrana; 11º BPM ganhará picape 4x4 para locais de difícil acesso

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Segurança