O carnaval mobiliza diversos segmentos, como turismo, alimentação, moda, beleza e economia criativa. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio, no ano passado, o carnaval movimentou R$ 8 bilhões no Brasil. Levantamento do Sebrae aponta que o Estado do Rio de Janeiro conta com 223,2 mil empresas ativas ligadas à festa popular, um crescimento de 6% registrado em 2023 em novas atividades, em comparação ao ano anterior. Do total dessas empresas, 98% são pequenos negócios; microempreendedores individuais (MEIs) – 75%; microempresas (MEs) – 19%; e empresas de pequeno porte (EPPs) – 3%.
“Os números reforçam a importância econômica do carnaval para quem empreende. Muitos aproveitam esse momento para planejar, investir na festa e aumentar o faturamento no período, além de empresas sazonais enxergarem como uma oportunidade de manter no azul as contas da empresa ao longo do ano”, destaca Carolyne Gomes, coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Rio.
No Estado do Rio de Janeiro, 41% das empresas ligadas ao carnaval são consideradas em estágio inicial (possuem de três meses a três anos e meio de existência). Já 38% dessas empresas são apontadas como estabelecidas (com mais de três anos e meio de vida). Para uma diferenciação de mercado, essas empresas precisam envolver criatividade, autenticidade e entendimento do público que consome o produto e o serviço.
Os municípios fluminenses com maior concentração de pequenos negócios ligados às atividades voltadas para o carnaval são a capital (38%), Duque de Caxias (5%), São Gonçalo (5%), Nova Iguaçu (4%), Petrópolis (4%), Niterói (3%), Nova Friburgo (3%), Campos dos Goytacazes (3%), Maricá (2%) e São João de Meriti (2%).
Estratégias para quem já empreende ou quer entrar no ramo
• Invista na tematização criativa do seu espaço físico e virtual;
• Ofereça experiências exclusivas aos clientes;
• Busque parcerias e colaborações inovadoras;
• Invista na sustentabilidade e na responsabilidade social;
• Venda uma história ao invés de apenas produtos e serviços.
Deixe o seu comentário