Estado lança ferramenta para avaliar grau de subnotificação da Covid-19

Questionário digital vai ajudar a estimar e corrigir as distorções dos dados
quarta-feira, 13 de maio de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Movimento na Avenida Alberto Braune na última sexta (Foto: Henrique Pinheiro)
Movimento na Avenida Alberto Braune na última sexta (Foto: Henrique Pinheiro)

Por conta da falta de testes disponíveis no Estado do Rio, não obstante da realidade do país, milhares de pessoas com suspeitas de coronavírus deixam de ser notificadas e os dados oficiais da doença ficam mascarados. Para diminuir o impacto da subnotificação, o governo estadual informou que já está disponível na plataforma da Fiocruz um questionário digital (acesse aqui) que vai ajudar a estimar e corrigir as distorções de subnotificação da Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro. 

A partir do preenchimento do formulário, especialistas da nova Comissão RJ Ciência no Combate à Covid-19 (ComRJCovid), também será possível produzir dados, com atualização em tempo real, que poderão ser utilizados pelas secretarias estaduais no combate à pandemia. O formulário pede ao usuário que responda sobre sintomas da Covid-19, a data de início do mal estar, a saúde de familiares e conhecidos, além da idade, sexo e onde mora. 

O questionário é a primeira ação da Comissão RJ Ciência no Combate à Covid-19, instalada pela Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia e poderá ser usado em qualquer local do território nacional, bastando adaptar o questionário, que é público. “Os dados vão compor um mapa inédito de casos de infectados geoposicionados por CEP, em todo o Estado. As secretarias e outros órgãos estaduais deverão replicar o questionário para alcançar divulgação ampla, multiplicando gratuitamente a adesão da sociedade”, explicou secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

À frente da coordenação das atividades, Maria Isabel de Castro Souza, subsecretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, explicou que o paralelo entre o percentual de casos notificados e subnotificados permitirá às autoridades de saúde e de gestão aperfeiçoar as ações preventivas e escolher as melhores práticas para as políticas públicas em prol da sociedade fluminense. “A vanguarda do combate global mostrou que a informação é a melhor arma do gestor público contra o vírus”, ressaltou.

Ciência com agilidade

Para o presidente da Comissão, Gerson Lima, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), a maior vantagem da ferramenta é a agilidade na resposta. “Ela é importante para identificar o universo de subnotificação da Covid-19, mas de uma maneira simples, fácil de responder”, afirmou o professor, lembrando que o questionário foi criado a partir da contribuição do professor Luiz Otávio de Azevedo, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz.

Além da secretaria, da Faperj e da Fiocruz, estarão trabalhando no levantamento as Universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Federal (UFRJ). “A principal contribuição da ferramenta será conhecer o espectro de acometimento da doença na população, comparando a possível subnotificação com os registros existentes”, afirmou o professor da UFRJ, Roberto Medronho.

A pesquisadora Karla Figueiredo, da Uerj, integrante do projeto, explicou que a ferramenta pode ampliar o que se sabe sobre a expansão da doença no estado. “De qualquer lugar, em menos de dois minutos, será possível não apenas reduzir a subnotificação da Covid-19, mas também aumentar o conhecimento sobre a sua distribuição geográfica”, disse.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra