Estado do Rio tem 1º caso confirmado de coronavírus, em Barra Mansa

Casos suspeitos voltam a crescer, mas se mantêm iguais em Nova Friburgo
sexta-feira, 06 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Estado do Rio tem 1º caso confirmado de coronavírus, em Barra Mansa

A Secretaria estadual de Saúde confirmou nesta quinta-feira, 5, o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no Estado do Rio de Janeiro. A paciente, de 27 anos, é moradora de Barra Mansa, no Sul Fluminense. Ela viajou no dia 9 de fevereiro para a Itália (em Milão e na Lombardia) e Alemanha, retornando no dia 23.

A paciente está em isolamento respiratório domiciliar e seu quadro de saúde é considerado estável. Os primeiros sintomas, tosse e coriza, surgiram no dia 17, quadro que não se apresentou no voo de volta. Ela e o marido, que não apresenta sintomas, viajaram juntos. O quadro clínico dele é monitorado pela Secretaria estadual de Saúde em parceria com a Vigilância municipal.

“Não há motivo para pânico na população fluminense. Continuamos no nível zero do nosso plano de contingência, não há qualquer indício de que há a circulação do vírus no Estado. Trata-se de um caso importado”, explicou o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, durante entrevista coletiva no Palácio Guanabara, lembrando ainda que há outros 79 casos suspeitos sendo monitorados no estado.

O voo que trouxe a paciente de Barra Mansa de volta ao país já foi identificado e o Centro de Informação Estratégica em Vigilância e Saúde (Cievs) da Secretaria estadual de Saúde já entrou em contato com a Anvisa para localizar passageiros que sentaram ao redor dela na aeronave com destino ao Brasil.

A vítima deu entrada com sintomas num hospital local no dia 1º de março e, no dia seguinte, realizou a coleta para exames. O Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) recebeu o material no último dia 2 e, no dia seguinte, emitiu laudo. A Fiocruz também recebeu amostra e confirmou o caso suspeito nesta quinta-feira, 5.

Suspeitas voltam a aumentar

Diferente do último boletim emitido pela Secretaria estadual de Saúde, em que o número de casos suspeitos havia tido uma leve queda, esse índice voltou a subir nesta quinta-feira, 5. Atualmente estão sendo investigados 79 casos suspeitos da doença no Estado, sendo a maioria na capital, com 38 casos suspeitos. Em seguida aparece Niterói com 11; Maricá, Petrópolis e São Gonçalo com três; Duque de Caxias e Nova Iguaçu com dois; e Nova Friburgo, Itaboraí, Resende, Rio das Flores, Teresópolis e Valença com um caso suspeito, cada, além de mais um caso importado de outro estado brasileiro e sete do exterior.

Em Friburgo

Nova Friburgo continua na listagem oficial do Estado com um caso suspeito. Já de acordo com o último boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade investiga dois casos suspeitos da doença – o de uma mulher de 33 anos que retornou recentemente de viagem à Itália e o de outra mulher que estava em um cruzeiro com destino à Argentina.

Outros dois casos suspeitos da doença em Nova Friburgo já foram descartados para a presença do Covid-19 – o do homem que morreu no último sábado, 29 de fevereiro, no Hospital Municipal Raul Sertã, que voltou desse mesmo cruzeiro à Argentina, e de uma mulher que retornou de viagem à Alemanha.

O coronavírus no Brasil

O país já tem oito casos confirmados de coronavírus. Até agora, são seis casos em São Paulo, sendo dois deles relacionados com o primeiro caso confirmado do estado. Os outros casos são no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Um outro caso testou positivo no Distrito Federal, mas aguarda contraprova para confirmação ou não do resultado. Com isso, o cenário nacional muda e o país passa a registrar a transmissão local da doença em São Paulo. Outros 378 casos foram descartados em todo o Brasil. As informações foram atualizadas nesta quinta-feira, 5, em coletiva de imprensa com os dados repassados pelas secretarias estaduais de Saúde de todo o Brasil.

Medidas de prevenção

- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
- Evitar ambientes com muita aglomeração;
- Utilizar álcool em gel nas mãos;

O que fazer em caso de suspeita

Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus:

- Cubra o rosto com máscara cirúrgica;

- Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima;

- Siga as orientações dos profissionais de saúde.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde