O Governo do Estado do Rio de Janeiro autorizou a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) a contratar mais 677 professores temporários para atuar nas escolas da rede e a prorrogar até 1.323 contratos de professores para as turmas do Ensino Fundamental e Médio.
A medida foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira, 29, e, com isso, a rede estadual passará a contar com mais dois mil profissionais em sala de aula suprindo a carência de professores na rede, conforme observa o governador Cláudio Castro: “Este será o ano da educação. A contratação dos professores é mais uma das medidas implantadas pelo Governo do Estado para melhorar o ensino público estadual”, afirma Castro.
Para a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, aumentar o número de professores é uma de suas prioridades. “A iniciativa do governo é fundamental para a garantia do acesso e a permanência dos nossos jovens em sala de aula. Afinal, os professores são os verdadeiros pilares do ensino.
No contrato serão ofertadas até 20 vagas para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com 22 horas semanais, para suprir vagas em unidades prisionais e socioeducativas, até 15 vagas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, com 22 horas semanais, para escolas indígenas, até 400 vagas para professor 1, com 18 horas semanais, e até 242 vagas para professor 1, com 30 horas semanais.
Seguindo o que determina a lei, a nova contratação vai contemplar cotas para pessoas portadoras de deficiência (5%), para negros e índios (20%), e para candidatos com hipossuficiência econômica (10%). As normas complementares para seleção e recrutamento dos professores serão divulgadas em até dez dias no Diário Oficial do Estado.
Deixe o seu comentário