Estado anuncia contratação temporária de professores

Medida visa suprir a carência nas escolas da rede
sexta-feira, 31 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro autorizou a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) a contratar mais 677 professores temporários para atuar nas escolas da rede e a prorrogar até 1.323 contratos de professores para as turmas do Ensino Fundamental e Médio.

A medida foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira, 29, e, com isso, a rede estadual passará a contar com mais dois mil profissionais em sala de aula suprindo a carência de professores na rede, conforme observa o governador Cláudio Castro: “Este será o ano da educação. A contratação dos professores é mais uma das medidas implantadas pelo Governo do Estado para melhorar o ensino público estadual”, afirma Castro.

Para a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, aumentar o número de professores é uma de suas prioridades. “A iniciativa do governo é fundamental para a garantia do acesso e a permanência dos nossos jovens em sala de aula. Afinal, os professores são os verdadeiros pilares do ensino.

No contrato serão ofertadas até 20 vagas para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com 22 horas semanais, para suprir vagas em unidades prisionais e socioeducativas, até 15 vagas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, com 22 horas semanais, para escolas indígenas, até 400 vagas para professor 1, com 18 horas semanais, e até 242 vagas para professor 1, com 30 horas semanais.

Seguindo o que determina a lei, a nova contratação vai contemplar cotas para pessoas portadoras de deficiência (5%), para negros e índios (20%), e para candidatos com hipossuficiência econômica (10%). As normas complementares para seleção e recrutamento dos professores serão divulgadas em até dez dias no Diário Oficial do Estado.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: