Idealizado e coreografado por Bruno Duarte, o espetáculo de dança Formigueiro, que usa técnicas de break, krump e gestos experimentais na sua composição poderá ser apreciado pelo público friburguense nesta sexta-feira, 9, no Festival de Inverno de Nova Friburgo. A apresentação será às 20h, no Teatro Municipal Laercio Ventura, com entrada franca e classificação etária 12 anos.
A produção contemplada pelo edital de chamada emergencial 09/2023, do Ministério da Cultura e Secretaria stadual de Cultura do Rio de Janeiro, discute a relação sujeito x coletivo, com um olhar macro para a coreografia existente nas interações das pessoas no meio urbano.
Bruno explica que Formigueiro tem como objetivo reforçar uma atitude ativa, libertadora, transgressora, estruturada a partir da valorização de aspectos da autorreflexão, da crítica criativa e do ativismo, pontos importantes para o fortalecimento de uma resistência às representações do racismo e do colonialismo nas práticas de criação em dança.
“A ideia é mostrar que há uma espécie de metamorfose diária a cada vez que se percorre um caminho de um ponto a outro das grandes cidades. E como o gestual de um sujeito é diretamente impactado pelo movimento do coletivo”, explica o coreógrafo observando que, após o espetáculo, haverá bate-papo em libras.
Nesta sexta no festival
- 20h: Trio Choro Bambuco - na Usina Cultural Energisa
- 21h: Bohemian Rock Queen (cover) - no anfiteatro do Suspiro
Deixe o seu comentário