Especialista ensina como extrair o melhor sabor e aroma da bebida

Confira também duas receitas diferentes feitas com café
sábado, 17 de abril de 2021
por Por Patrícia Diniz*
(Fotos: Freepik)
(Fotos: Freepik)
A instrutora do Senac RJ, Priscila Soares, dá algumas dicas para quem quer aproveitar o melhor sabor e aroma da bebida sem precisar sair de casa nem apelar para as cápsulas. A especialista ainda sugere duas receitas criativas utilizando o grão, entre elas um original caramelo salgado de café para servir com frango grelhado.

Para tomar o melhor cafezinho, não é necessário ir a uma cafeteria nem apelar para as cápsulas. Observando algumas dicas, é possível fazer um café delicioso em casa
A primeira dica de Priscila é, se possível, comprar o café em grão, pois o contato com o ar oxida o café, degradando alguns compostos. “Moer o grão no momento do preparo faz toda a diferença. Além de minimizar o processo de oxidação, o café moído na hora preserva os aromas que estão no interior do grão. Atualmente existem várias opções de moedores domésticos. Também é possível comprar o café em alguma loja que faça a moagem na hora, no entanto, esse produto deverá ser consumido no menor prazo possível”, explicou.

Outra dica seria optar por grãos com torras médias e frescas: muitas das moléculas aromáticas do café são provenientes do processo de torra, por isso, quanto mais fresca a torra, mais aromático o café será. Quanto à intensidade da torra, as mais escuras conferem notas amargas e de borracha queimada. Já as torras mais claras evidenciam aromas primários, como frutado, doce e floral, da própria fruta”, detalhou.

A água também faz muita diferença. Ela deve ser sempre filtrada, já que o cloro interfere na extração e no sabor da bebida e sua temperatura deve estar superior a 96°C. Para começar, vale observar a proporção de 10g de café para 100ml de água. Se preferir mais forte, é só ajustar quantidade de café a gosto. 

“Uma dica é umedecer o filtro de papel ou tecido com água quente. Isso ajuda a retirar algum resíduo e prepara os poros do filtro para a filtração. Atualmente encontramos filtros permanentes de inox que são ótimas opções. Fáceis de higienizar, têm alta durabilidade e não geram resíduo. O planeta agradece”, orienta Priscila.

Em seguida, coloque o café moído no filtro e faça uma pré-infusão com um pouco da água. Só para molhar o café e ele se “acostumar” com a água. Em seguida, verta o restante da água em fluxo contínuo e molhando todo o café. Confira as receitas de Priscila:

Espresso Tônica Tropical

Ingredientes:
50 ml de café
30 ml de gin
20 ml de licor de laranja
2 fatias de laranja
Água tônica ou Água com gás
Gelo

Preparo:
Encha 2/3 do copo de sua preferência (prefiro as taças bojudas) com gelo. Adicione o café resfriado, o licor e o gin, e mexa delicadamente. Complete com água tônica. Decore com as fatias de laranja.

Caramelo salgado de café para servir com frango grelhado

Ingredientes
200 g de açúcar mascavo
50 ml de café bem forte
Sal
Pimenta da Jamaica moída
Pimenta do reino preta moída

Preparo:
E
m uma panela misture o açúcar e o café, em seguida leve ao fogo. Acrescente as pimentas e o sal (o quanto gostar). Mexa até adquirir uma textura mais encorpada, como se fosse um molho levemente espesso. Sirva sobre o frango grelhado. Você vai se surpreender.

 

* Assessora de imprensa / Senac Rio / www.rj.senac.br

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: