Esmeredith Mendes: Saudade vai brilhar com a força de Oxum

“Eu cresci amando o carnaval e muitos sambistas se inspiram em mim. É um orgulho”
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Acervo Pessoal)
(Foto: Acervo Pessoal)

A Unidos da Saudade busca o título esse ano com o enredo “Oxum, Divina Mãe Padroeira; Senhora do Ouro e da Beleza” e o carnavalesco Márcio Venâncio vai contar com todo misticismo religioso para agregar mais um título à coleção de 22 vitórias da agremiação roxo e branco. A Divina Oxum será representada no desfile pelo ícone da escola, Esmeredith Mendes, destaque principal, que vai representar Nossa Senhora Aparecida (que é Oxum no espiritismo). Aos 72 anos, Esmeredith conta que participa da folia desde os 3 anos de idade e hoje, seu neto também com 3 anos, vai acompanhar a avó nos desfile.

“Eu sempre defendi o carnaval de Nova Friburgo. A quadra da Saudade até ganhou meu nome. Agora a expectativa é renascer do ouro e a Unidos da Saudade está vindo linda, representando mamãe Oxum”, conta. Segundo Esmeredith, o momento é de grande alegria e também emoção, já que sua mãe se chamava Maria Aparecida e no desfile desse ano coube a ela reverenciar Nossa Senhora Aparecida.

Esmeredith diz com orgulho que “ela é o samba!” e orgulha-se por servir de exemplo para demais sambistas. Além do amor pela folia, ela participa de uma das etapas mais importantes da celebração, que é a criação de fantasias. “As ideias das minhas fantasias são entregues na minha cabeça. Eu só trabalho com lixo, reciclo tudo. A minha roupa desse ano pesa 17 quilos, estou à frente da Ala dos Romeiros. Além da Saudade, desfilo desde 2006 na Marquês de Sapucaí, na Portela e no Salgueiro. Já saí na Mocidade, na Unidos da Tijuca. Todas as vezes com fantasias que eu faço. A paixão está em mim, eu cresci amando carnaval”, concluiu Esmeredith.

 

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Vários setores comemoram o sucesso dos eventos da folia em maio e do aniversário da cidade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: carnaval