O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve, na última sexta-feira, 29, decisão liminar na Justiça que obriga a Prefeitura de Nova Friburgo a reabrir o período de matrícula escolar para o ano de 2025, ofertando o mesmo número de vagas existentes para o ensino infantil em período integral para o Pré-escolar I e II, tal como foi oferecido em 2024. A decisão foi obtida em ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Nova Friburgo.
De acordo com a ação civil pública, o MP teve ciência de que a prefeitura pretende transferir as turmas do Pré-escolar I e II para escolas da rede municipal que disponibilizam o Ensino Fundamental, reduzindo assim, drasticamente, a oferta de turmas em tempo integral. Segundo o MP, a medida viola os direitos fundamentais à educação e ao trabalho, os princípios da prioridade absoluta e da vedação ao retrocesso, além de caracterizar o descumprimento de obrigação legalmente prevista.
Além da obtenção da liminar, o MP requer que ao final do processo, o município seja condenado a se abster de reduzir a oferta de vagas em período integral para os segmentos de creche e pré-escola, enquanto necessário para suprir a demanda, bem como a corrigir o quantitativo de vagas, visando o oferecimento de vagas suficientes, e outras metas previstas no Plano Municipal de Educação.
Deixe o seu comentário