O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seeduc), apresentou, nesta semana, novas ferramentas para o ano letivo de 2025, como o Diário de Classe Online, o projeto Enem RJ e o programa Segunda Chance. Na cerimônia de lançamento, foi apresentado também o planejamento anual da rede estadual de ensino. As aulas começam na próxima quinta-feira, 6.
O evento teve o objetivo de traçar estratégias para o retorno às salas de aula de cerca de 500 mil estudantes na rede estadual de ensino. “Somos os responsáveis por fazer com que a escola seja a memória afetiva dos jovens, para que eles sejam os protagonistas de seus projetos de vida. Neste 2025 nosso caminho será o da afetividade e do acolhimento”, disse Roberta Barreto, secretária estadual de Educação.
Na ocasião, foi realizada a posse simbólica dos diretores eleitos no processo consultivo de 2024. Diretores que atuam nos 92 municípios fluminenses estiveram presentes. “Que 2025 seja de bastante produção e com resultados significativos. Todos nós estamos comprometidos e acreditamos no potencial dos nossos alunos. O que queremos é possibilitar uma educação transformadora”, comentou Dayse Duque, diretora-geral empossada pelo Instituto Estadual Sara Kubitschek, de Campo Grande, na Zona Oeste carioca.
Ferramentas estratégicas
A Seeduc vai lançar, ao longo deste ano, diversas ações e ferramentas que prometem melhorar a qualidade de ensino da rede estadual. Uma delas é o projeto Enem RJ, uma plataforma gratuita voltada para estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que oferecerá material didático digital e videoaulas.
O programa “Segunda Chance” é uma prova para avaliar os conhecimentos dos alunos que atualmente precisam de correção idade-ano/série. A iniciativa permitirá que os aprovados prossigam com seus estudos, beneficiando cerca de 100 mil estudantes que atualmente se encontram neste quadro.
O Diário de Classe Online será mais um recurso em sala de aula. Por meio da tecnologia, a ferramenta ajudará os professores na apuração diária da frequência escolar. Além disso, também tem o objetivo de monitorar o histórico escolar do aluno com notas e demais apontamentos. Durante este ano letivo, serão realizados treinamentos com as escolas para implementação da nova resolução de frequência e utilização dos recursos deste diário.
Deixe o seu comentário