Erro elimina jovem friburguense indevidamente do Enem

Problema só foi constatado com a divulgação da nota pelo Inep
terça-feira, 21 de janeiro de 2020
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Erro elimina jovem friburguense indevidamente do Enem

Segundo informações postadas no Instagram da estudante friburguense Rebecca Campos Ferreira, através de um vídeo, durante a realização da segunda etapa da prova do Enem 2019, no último dia 10 de novembro, na Universidade Federal Fluminense (UFF), sala 11, um celular de uma outra estudante, com o mesmo nome dela, tocou durante o exame, sendo a mesma eliminada conforme as regras da prova. 

O problema só veio a surgir para Rebecca Campos quando ela foi conferir o resultado da prova, na última sexta-feira, 17, constando na página do Inep, órgão realizador da prova, que ela foi eliminada devido ao toque indevido de aparelho eletrônico, zerando a pontuação de sua prova do Enem. 

A jovem, não sabendo como agir, procurou um advogado junto com sua família e seguiu todas as orientações passadas, realizando ligações para a ouvidoria e mandando e-mails, totalizando mais de 100 mensagens enviadas. Na tentativa de buscar soluções, ela postou um vídeo no IGTV em seu perfil no Instagram, para resolver o equívoco o mais rápido possível, e não perder um ano de estudos devido a esta falha. 

Com a ajuda de amigos, o vídeo foi compartilhado em larga escala e chegou a ser trending topics (assunto mais comentado) no Twitter na última madrugada. A equipe de A VOZ DA SERRA, ao entrar nas redes sociais, se deparou com inúmeras menções e mensagens de friburguenses para o jornal na tentativa de ajudar a adolescente. 

Nesta terça-feira, 21, pela manhã, Rebecca conseguiu falar com o Inep por telefone. O atendente disse a estudante que o problema será resolvido. A mãe da outra Rebeca fez um declaração autenticada reconhecendo que o ocorrido foi com a própria filha e não com a Rebecca Campos, o que poderá ajudar na solução do caso. 

À noite, a estudante postou que o problema foi solucionado.

 

 

LEIA MAIS

Curso preparatório amplia a possibilidade de acesso às concorridas vagas em universidades

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: enem