Quem teve a oportunidade de visitar a exposição
Portinari Para Todos, no MIS Experience, em São Paulo, [entre março e julho/2022, no centenário da Semana de Arte Moderna], pôde passear por quase toda a obra do artista.
“Com a rapidez das informações que nos chegam pela internet, acho que cada semana pode ser uma nova Semana de Arte Moderna”, argumenta o artista
Seu pincel é tão inspirador que virou até personagem da Turma da Mônica, em uma releitura feita por Maurício de Sousa do quadro icônico
O Lavrador de Café, na figura de Chico Bento. As crianças adoram. E esta não é a primeira vez que o cartunista bebe da fonte modernista para inspirar seus personagens.
“Dentro da exposição
História em Quadrões, que inaugurou na Pinacoteca de São Paulo com grande sucesso em 2001, há releituras com nossos personagens sobre obras importantes na pintura e escultura mundial. Dentre elas temos
Pescadores, de Di Cavalcanti,
Bananal, de Lasar Segall, e até um inédito, somente no desenho, que é o
Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret”, lembra o cartunista nesta entrevista exclusiva à Agenda Tarsila*.
Um pouco depois, na série
As Donas da Rua, em que promoveu o empoderamento feminino e igualdade de gênero, Maurício transformou Magali em Tarsila do Amaral, inspirado no autorretrato chamado
Le Manteau Rouge. A personagem comilona também virou a protagonista de
O Tropical, de olho nas frutas pintadas por Anita Malfatti em 1917.
“O que funciona na exposição é que os personagens ajudam a divulgar a própria obra original que tem uma reprodução ao lado da releitura. Contribuímos para que as crianças se interessem mais pela arte e pelos artistas retratados”, justifica Maurício.
Para ele, se analisarmos hoje, com a rapidez das informações difundidas na internet, “cada semana pode ser uma nova Semana de Arte Moderna”.
O movimento modernista, que teve seu ápice há 100 anos, com a Semana de 1922, foi celebrado ano passado. Você se inspirou nesse movimento para fazer sua arte?
Quando comecei a desenhar, minhas referências eram os autores infantis, e Monteiro Lobato era um deles. Então, não tinha contato com os escritos de outros autores modernistas, embora meus pais fossem poetas.
Quais foram as principais mudanças, principalmente nas artes visuais, que eles imprimiram?
O movimento, embora elitista naquele momento, inspirou mudanças de parâmetros para as artes. Uma nova visão carregada de nacionalismo que ajudou a encontrarmos nossa identidade cultural.
Por algumas vezes você homenageou expoentes do movimento, como foi o caso da Tarsila, a obra Tropical, de Anita Malfatti, e alguns quadros de Portinari, que inclusive podem ser vistos no MIS Experience. De que forma acha que o movimento atrai as crianças?
Sim, realmente, na exposição
História em Quadrões há releituras com nossos personagens sobre obras importantes na pintura e escultura mundial. Como o
Pescadores, de Di Cavalcanti,
Bananal, de Segall, e até um inédito, no desenho, o
Monumento às Bandeiras, de Brecheret. O que funciona na exposição é que os personagens ajudam a divulgar a própria obra original que tem uma reprodução ao lado da releitura. Contribuímos para que as crianças se interessem mais pela arte e pelos artistas retratados.
A história em quadrinhos sempre teve um traço internacional, mais americanizado. Acredita que com seu trabalho, em trazer a linguagem brasileira aos quadrinhos, investiu no ideário defendido pelos modernistas?
Posso dizer que personagens como Chico Bento que até foi atacado por ter falas caipiras e que hoje é visto como preservação de um jeito de viver, e Horácio que já falava de ecologia há muitos anos, quando as crianças nem sabiam o que significava, são exemplos de que sempre é preciso ter um olhar próprio de nossa cultura e da leitura de nosso tempo. A própria Mônica, toda empoderada, que foi criada nos anos 60, em pleno movimento
Women’s Lib, quando personagens femininos eram apenas reprodução de uma visão retrógrada e até machista, foi um marco dentro da área de quadrinhos. Tudo isso veio de nossa visão de brasilidade e de nosso povo.
Quais são as principais obras modernistas, na sua opinião?
Creio que o que marcou a Semana de 22 foi justamente a junção de todas as obras e gêneros de arte. Por isso, lembramos hoje como um movimento importante sem que destaquemos uma ou outra obra. Mas, claro que tenho um carinho especial pela área de pintura, por razões óbvias. Nesse caso, Tarsila, Di Cavalcanti e Anita Malfatti se destacam.
Como a mensagem modernista chega para a cultura brasileira, 100 anos depois?
É uma referência de que sempre devemos ter um olhar no passado para espelharmos o futuro. O Brasil sempre pode levantar muitos temas para a cultura mundial.
Haveria hoje espaço para uma segunda Semana de Arte Moderna?
Com a rapidez das informações que nos chegam pela internet acho que cada semana pode ser uma nova Semana de Arte Moderna. As crianças, os jovens, estão vindo com novas ideias a cada dia e sempre há novidades. Temos que correr atrás para não perdermos o diálogo cultural necessário para a comunicação moderna.
(Fonte: https://agendatarsila.com.br/ *Por Miriam Gimenes/Agenda Tarsila)
Os quadrões de Maurício
Em uma visita ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), no final da década de 80, Maurício de Souza se deparou com uma de suas obras favoritas: o quadro “Rosa e Azul”, do pintor impressionista francês Auguste Renoir. Então, ele se perguntou como seria colocar a turma da Mônica nas obras de grandes artistas para ensinar e divulgar arte para crianças de uma maneira diferente. E foi justamente “Rosa e Azul” a primeira tela que ganhou vida através da Turminha de Mônica e Magali.
Maurício continuou pesquisando. No Museu do Louvre, em Paris, acabou se apaixonando por um dos quadros mais famosos da História, a Monalisa, de Leonardo Da Vinci: o cartunista teria se impressionado com o fato de ver algumas crianças tentando copiar o quadro e se perguntou o que poderia ocorrer com as crianças brasileiras. Em homenagem ao pintor, criou a Monica Lisa, curiosamente, uma das obras mais conhecidas dos “Quadrões de Maurício”.
O cartunista conseguiu fazer com que a Turma da Mônica saísse das tirinhas de jornais e ganhassem vida própria. Já tiveram eternamente sete anos, ganharam versões jovens e adultos e continuam sendo a Turma da Mônica, com a mesma essência.
Talvez um dos segredos mágicos é o fato de Maurício se inspirar em familiares e amigos para suas criações. Acompanhar o crescimento dos filhos pode ter influenciado no crescimento de cada um dos personagens: eles são vivos, não é difícil conhecê-los, é como se estivessem ali; o bairro do Limoeiro pode ser o seu bairro e mesmo nas aventuras que envolvem fantasia é possível sonhar e fazer parte da história.
(Por Margaret Imbroisi, para www.historiadasartes.com/)
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