Ensino profissionalizante: escolas do Senai Friburgo são destaque nacional

Curso técnico em Vestuário foi avaliado como o melhor do Brasil e o de Mecânica ficou entre os três melhores do país
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O Senai Espaço da Moda (Arquivo AVS)
O Senai Espaço da Moda (Arquivo AVS)

Os resultados dos exames do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep) colocaram as unidades do Serviço Nacional da Indústria (Senai) em Nova Friburgo mais uma vez entre as melhores do Brasil. O curso técnico em Vestuário teve o melhor desempenho entre os concorrentes de todo o país, levando o Espaço da Moda à nota máxima. Já o curso técnico em Mecânica teve pontuação destacada e ficou entre os três principais ensinos do Brasil na modalidade. A unidade teve nota 9,3 no geral.

Segundo o coordenador de Educação Profissional do Senai, Gil Mairon da Silva, a avaliação representa o trabalho de excelência desenvolvido pela equipe de educação. “Este é o mais importante indicador da qualidade da educação profissional no país. Os jovens que fizeram os exames colocaram as nossas escolas mais uma vez na frente e isso mostra que o trabalho vem sendo bem feito ano após ano. Eles são oriundos do ensino médio articulado ao ensino técnico do Senai-Sesi, o que mostra que a educação integral pode fazer diferença na vida de muitos estudantes”, afirma.

Para Milena Cariello, coordenadora de Educação do Senai Espaço da Moda, a nota máxima obtida pela escola é resultado da qualidade do ensino, somado à experiência profissional dos alunos. “O conhecimento passado pelos nossos instrutores, mais a vivência de mercado de trabalho que alguns alunos trazem deixam a troca de experiência muito rica. Essa mistura gera um aprendizado que está registrado aqui, com a nota máxima”, comemora.

“Quem ganha com isso são as empresas que absorvem profissionais competentes, prontos para o mercado de trabalho e os alunos que têm a certeza de que estão adquirindo conhecimento prático valioso na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho”, garante Milena.

Em constante evolução

Instituído há dez anos, o Saep serve de parâmetro para qualificar a gestão, infraestrutura e capacidade pedagógica das escolas técnicas. O Indicador de Desenvolvimento da Avaliação Profissional (IDAP) analisa competências e habilidades dos alunos dos cursos técnicos através de provas objetivas e práticas e a distribuição dos estudantes nas escalas de desempenho.

Ítalo Castro Mendes, foi um dos alunos examinados e reconhece que o curso de fato merece a nota máxima: “Foi um período incrível, uma experiência na qual aprendemos além da matéria curricular. Os instrutores nos preparam como profissionais e como pessoas”, conta. Para Carolina Amorim, colega de turma de Ítalo, é gratificante que ela e os colegas tenham alcançado uma nota tão especial assim: “O curso agregou mais conhecimento do que durante minha graduação”, afirma.

Ao todo, 81 estudantes foram avaliados em Nova Friburgo. Em todo o Estado do Rio foram 1.609 alunos de 18 unidades. O Senai alcançou média de 7,9 no indicador, acima da média Brasil (7,8) e atrás apenas de São Paulo (8,2). Outro destaque é que o Estado do Rio conquistou o melhor resultado das regiões Sul e Sudeste na avaliação prática. O resultado também é o maior dos últimos três anos (7,3 em 2018 e 7,6 em 2019), o que reforça a melhoria contínua da nossa educação profissional”, reitera Luciana Vieira Santos, coordenadora da Divisão Pedagógica de Educação Profissional do Senai. 

 

LEIA MAIS

Recriação do programa que em 2020 resultou em 10 milhões de acordos esbarra apenas em artigo da LDO que precisa ser alterado

Portal reúne também fóruns, chats gratuitos e conteúdo de qualificação profissional

Cadastro de quem está à procura de emprego é totalmente gratuito

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego