Enquete de A VOZ DA SERRA revela: maioria não vê propaganda eleitoral na TV

De 386 respostas a pergunta pelo Instagram, 313 seguidores disseram acompanhar as propostas dos candidatos pela web
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Enquete de A VOZ DA SERRA revela: maioria não vê propaganda eleitoral na TV

A equipe de A VOZ DA SERRA fez um levantamento nas redes sociais para descobrir se os nossos leitores assistem propaganda eleitoral na TV e por onde tomam conhecimento das propostas dos candidatos. É importante lembrar que devido à pandemia da Covid-19, o primeiro turno das eleições foi adiada e será realizada no dia 15 de novembro.

Na pesquisa feita no Instagram do jornal (@jornal_avozdaserra), das 740 pessoas que responderam, apenas 13% dos leitores disseram que costumam assistir a propaganda eleitoral na televisão. Já a pesquisa sobre qual canal os leitores acompanham as propostas, entre as 386 respostas, 313 leitores confirmaram que acompanham as propostas pela internet, 51 pela televisão, 13 pelo jornal impresso, e nove através do rádio.

Também perguntamos ao nossos seguidores o que define a escolha deles, se é a proximidade com o candidato, propostas etc. A seguidora Elisia Paes relatou que define pelo trabalho que o candidato já realiza antes das eleições; Henrique Vellasco vai pelas propostas e identificação ideológica; Rodrigo Borges pelo caráter, competência e direcionamento político; Lívia Bon já vai pela ficha limpa e propostas realizáveis; Aline Abreu vai pela experiência, atuação na sociedade e história de vida; Eliane Silveira escolhe o candidato que honra o que promete; e Matheus Asth vai pelas propostas, posicionamento político em assuntos importantes e a capacidade de realizar. 

Mesmo com tantas opções este ano, muitos friburguenses estão “descrentes”. Confira alguns comentários nas redes sociais do jornal, na matéria “Disputa recorde: Nova Friburgo terá 16 candidatos a prefeito em 2020”, produzida por Marcio Madeira. 

“O único que presta é o senhor Nulo, esse é o meu escolhido de agora em diante para todos os cargos”, relatou Janderson Sá Debossan; “Vontade que dá é não votar em nenhum. Tantas eleições, tantos anos e nada, absolutamente nada muda”, disse Josiene Almo; “Estou cansada de promessa! Digo não à eleição”, esclareceu Tatiane Oliveira.

A corrida em Friburgo

Nova Friburgo tem 16 pré-candidatos a prefeito nestas eleições, confira os nomes em ordem alfabética: Alexandre Cruz – Cidadania (23); André Montechiari – PRTB (28); Arthur Mattar – Avante (70); Cacau Rezende – PV (43); Claudio Damião – Psol (50); Delegada Danielle Bessa – PSL (17); Dr. Luis Fernando – Pros (90); Hugo Moreno – PSTU (16); Johnny Maycon – Republicanos (10); Juvenal Condack - PSD (55); Lucidarlen Novaes – PMB (35); Mariozam da Rádio – PTC (36); Renato Bravo – Progressistas (11); Sérgio Louback – PSC (20); Silvia Faltz – PT (13); e Wanderson Nogueira – PDT (12).

“Em meio a um volume tão grande de pré-candidaturas o trabalho da imprensa ganha relevância no sentido de ajudar o eleitor a acessar os benefícios da maior quantidade de opções, a partir de volume proporcional de informações confiáveis atreladas ao processo de escolha”, escreveu Madeira na matéria. 

Ciente de sua responsabilidade, A VOZ DA SERRA reuniu tudo o que foi possível apurar até este momento com relação ao cenário eleitoral mais fragmentado em toda a história friburguense, podendo ser acessado neste link: (www.avozdaserra.com.br/noticias/disputa-recorde-nova-friburgo-tera-16-candidatos-prefeito-em-2020).

Definição do TSE sobre pesquisas, enquetes e sondagens 

A pesquisa eleitoral diferencia-se da enquete ou sondagem, não estando as últimas, ao contrário das pesquisas eleitorais, sujeitas a registro (artigo 2º da Res. TSE nº 23.600/2019). Entende-se por enquete ou sondagem o levantamento de opiniões, sem plano amostral, que não utiliza método científico para sua realização e dependem apenas da participação espontânea do interessado (art. 23, § 1°, da Res. TSE nº 23.600/2019).

As regras da propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral no rádio e televisão começa neste domingo, 27 de setembro, e termina em 12 de novembro. Para a propaganda na televisão é obrigatória a utilização de subtitulação por meio de legenda oculta, janela com intérprete da Libras e audiodescrição, em respeito ao que prevê o Estatuto da Pessoa com Deficiência. São duas as formas de propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão.

A primeira delas é em Bloco, que deverá ocorrer da seguinte forma e horários: nas eleições para prefeito, de segunda a sábado das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, no rádio; das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na televisão. Candidatos a vereador não terão espaço na propaganda eleitoral tipo Bloco. 

A segunda delas é em Inserções, ou seja, comerciais, de 30 segundos ou 1 minuto cada. Cada emissora de rádio e televisão destinará 70 minutos diários. Esse tempo será dividido ao longo da programação, de segunda-feira a domingo, das 5h às 24horas, e serão divididos na proporção de 60% para prefeito e de 40% para vereador.

Na propaganda eleitoral dos candidatos proporcionais, é possível a exibição de acessórios com referência ao candidato majoritário, como cartazes ou fotografias ao fundo. Também é possível a apresentação de depoimentos de outros candidatos da mesma coligação, exclusivamente para pedido de votos ao “dono” daquele espaço de propaganda gratuita. A legislação autoriza, também, a participação de qualquer cidadão, desde que não seja remunerado e não seja filiado a partido político adversário.

Ainda, é possível a divulgação de pesquisas informando com clareza, o período de sua realização e a margem de erro, não sendo obrigatória a menção aos concorrentes, desde que o modo de apresentação dos resultados não induza o eleitor a erro quanto ao desempenho dos demais.

Não é permitida a divulgação no rádio e na TV de qualquer propaganda eleitoral paga e também não se admite a participação de qualquer pessoa mediante remuneração. A lei eleitoral proíbe a utilização de montagem ou trucagem, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais, mensagens que possam degradar ou ridicularizar candidato, partido ou coligação.

Outra vedação é transmitir, ainda que sob forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados. Também não se admite o emprego de meios publicitários destinados a criar artificialmente na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais.

 

 

 

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições