Enem 2024: Como foi o primeiro dia de provas

No último domingo, candidatos responderam a questões de linguagens, ciências humanas e uma redação
segunda-feira, 04 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Valter Campanato)
(Foto: Valter Campanato)

No último domingo, 3, candidatos de todo Brasil fizeram as provas do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No primeiro dia de aplicação, os participantes responderam a 90 questões, sendo 45 de linguagens, 45 de ciências humanas, além de uma redação dissertativa-argumentativa. 

Neste ano, os alunos tiveram que escrever sobre os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". A redação tem como objetivo avaliar a capacidade de argumentação e escrita dos candidatos. Os participantes tiveram que desenvolver um texto com até 30 linhas, com base no tema proposto. São exigidas a apresentação de uma tese, argumentação consistente e proposta de solução para o problema abordado.

Com pontuação máxima de 1.000 pontos, a redação tem um peso importante no resultado final do Enem.  Tirar zero impede o uso da nota do exame no ingresso em universidades públicas ou privadas, além de comprometer a chance de conseguir bolsas de estudo ou intercâmbios. 

O gabarito oficial será divulgado no próximo dia 20, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova. A divulgação das notas individuais dos alunos está prevista para 13 de janeiro de 2025. No próximo domingo, 10, os candidatos responderão as questões de Matemática e Ciências da Natureza.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: