Empresas de telefonia terão que informar contratação de serviços fora de pacotes

Empresas terão que informar contratação de serviços fora de pacotes
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Octacílio Barbosa/Alerj)
(Foto: Octacílio Barbosa/Alerj)

Empresas prestadoras de serviços de telecomunicações poderão ser obrigadas a informar sobre a possibilidade de contratação individual de cada serviço, fora de pacotes promocionais ofertados aos consumidores no Estado do Rio de Janeiro. Essa possibilidade é prevista no projeto de lei 3.906, de 2018, de autoria da deputada estadual Martha Rocha (PDT), que a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) aprovou, em segunda discussão, na última terça-feira, 13. A proposta seguiu para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

Em caso de descumprimento, a instituição estará sujeita a sanções previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC); e em caso de reincidência, o valor da multa poderá ser sucessivamente dobrado. O montante recolhido será revertido ao Fundo Especial para Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Feprocon), com objetivo de formular políticas públicas em defesa dos direitos do consumidor.

“Apesar de sua característica ilegal e imoral, a venda casada é uma prática recorrente e comum em diversos setores de nossa economia, principalmente no de telecomunicações. É uma prática aparentemente atraente, mas, de fato, constrangedora, pois não se abre a opção de aquisição dos serviços individualmente, que é necessária para a preservação do princípio da liberdade de escolha e de formação de um livre mercado competitivo e seguro juridicamente”, justificou a parlamentar.

LEIA MAIS

De acordo com a nova lei, o prazo contará a partir da comunicação do consumidor

Reajuste autorizado pela Anatel já foi publicado no diário Oficial da União

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: telefonia