Empresas de internet e telefonia terão até 24 horas para desbloquear linhas

De acordo com a nova lei, o prazo contará a partir da comunicação do consumidor
quarta-feira, 04 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

As empresas de internet e telefonia móvel que operam no Estado do Rio de Janeiro serão obrigadas a desbloquear linhas e serviços de clientes inadimplentes em até 24 horas após a quitação do débito. A determinação está prevista na lei 8.742, de autoria do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), André Ceciliano (PT), que foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Executivo, na terça-feira, 3.

De acordo com a nova lei, o prazo contará a partir da comunicação do consumidor e valerá inclusive após o pagamento da primeira parcela em caso de celebração de acordo para quitação da dívida. A solicitação deverá ser feita por meio de canais de atendimento das operadoras como e-mail, site e aplicativos de mensagens instantâneas. Em caso de descumprimento, as empresas estarão sujeitas às sanções do Código de Defesa do Consumidor.

“As operadoras não vêm cumprindo determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) alegando o prazo de comunicação do pagamento pela instituição financeira, que leva de três a cinco dias úteis, o que acaba sujeitando o consumidor a dias sem acesso a um meio de comunicação”, justificou Ceciliano.

 

LEIA MAIS

Dados divulgados nesta sexta-feira, 16, pelo IBGE, são do Módulo de Tecnologia de Informação e Comunicação

Empresas terão que informar contratação de serviços fora de pacotes

Reajuste autorizado pela Anatel já foi publicado no diário Oficial da União

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra