Muitas pessoas acreditam que emagrecer aumenta a altura, mas isso não é necessariamente verdade. Perder peso pode fazer com que você ‘pareça’ um pouco mais alto, mas é apenas uma ilusão ótica. Na realidade, a perda de peso não afeta a altura.
A altura é determinada pelos genes e pelo crescimento durante a infância e adolescência. Não há nada que você possa fazer para alterar sua altura depois de ter atingido o seu potencial de crescimento. Se você quer ‘parecer’ um pouco mais alto, emagrecer é uma das melhores maneiras de passar essa impressão. especialmente aquelas que estão procurando perder peso.
Mas, não há uma resposta exata para a pergunta do titulo desse texto. Alguns especialistas dizem que sim, emagrecer pode aumentar a altura, enquanto outros dizem que não há evidências suficientes para confirmar essa afirmação, apesar de acontecerem casos onde essa alteração pode ser notada. No entanto, existem alguns fatores que podem influenciar se você vai ou não ‘crescer’ quando perder peso.
Primeiro, é importante lembrar que a altura é determinada pelos genes. Se você tem pais ou avós altos, é mais provável que você seja alto também. Se eles são baixos, você provavelmente será baixo também. Então, se você está preocupado com o seu tamanho, lembre-se de que os genes são um dos principais fatores que determinam a sua altura.
Além dos genes, outro fator determinante na sua altura é a idade. Os adolescentes geralmente crescem mais rápido do que as crianças e os adultos jovens tendem a crescer mais rápido do que os adultos mais velhos.
Portanto, se você estiver em sua adolescência, é provável que você ganhe alguns centímetros de altura quando perder peso. No entanto, se você já passou da adolescência e estiver na fase de adultos jovens ou, principalmente de adultos mais velhos, é menos provável que você veja um aumento significativo na sua altura quando perder peso.
Outro fator importante para considerar é o quanto de peso você realmente precisa perder para ver um impacto significativo na sua altura. Se você estiver apenas tentando perder alguns quilinhos extras, provavelmente não verá um grande impacto na sua altura.
No entanto, se você estiver tentando perder uma quantidade significativa de peso pode ser mais provável que perceba um pequeno aumento na sua altura quando atingir sua meta final de peso.
Coluna vertebral, postura corporal
Excesso de peso pode causar diversos problemas à saúde, inclusive na coluna vertebral. A pressão excessiva sobre as vértebras e os discos intervertebrais pode deformar a coluna e causar dor nas costas. Além disso, o excesso de peso pode aumentar a incidência de doenças degenerativas da coluna, como a hérnia de disco e a artrose.
Emagrecer pode ter um impacto significativo na postura corporal. Quando ocorre uma perda de peso considerável, o corpo tende a se ajustar para equilibrar-se com o novo peso. Isto pode causar alterações na postura, como ombros caídos e curvatura da coluna vertebral.
Também é comum que as pessoas que emagrecem experimentem dores nas costas e nos joelhos. Para minimizar estes efeitos, é importante fazer exercícios de alongamento e fortalecimento, regularmente, além de manter uma boa postura durante o dia.
Músculos e tendões ligados às articulações
Quando ocorre o emagrecimento, há perda de massa muscular e de gordura e a perda de massa muscular está associada a uma diminuição do tônus muscular e à fragilidade dos tendões e ligamentos que seguram as articulações. Além disso, a perda de gordura também está associada a uma diminuição do amortecimento das articulações. (Fonte: https://nutricionistasrj.com.br/)
Deixe o seu comentário