Dois dos principais expoentes do esporte de Nova Friburgo estarão em ação neste primeiro trimestre de 2022. Edson Barboza e Marlon Moraes, amigos desde a infância, desde muito jovens sonharam em voar alto no universo das artes marciais. Começaram com o muay thai, dominaram a modalidade a nível nacional e embarcaram para desafios maiores. Integrantes da maior organização de lutas do planeta, os dois atletas friburguenses voltam ao octógono em março.
O UFC divulgou recentemente a programação para este trimestre. Se nada mudar, Edson Barboza vai lutar no evento UFC 272, no dia 5 de março, quando irá enfrentar Bryce Mitchell pelo peso-pena. Já na semana seguinte, no dia 12, Marlon Moraes participará do UFC Marreta x Ankalaev, e terá como oponente Song Yadong, na categoria peso-galo. Os dois eventos vão acontecer em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Aos 35 anos, Barboza soma 22 vitórias e dez derrotas na sua carreira no MMA. Desde que desceu ao peso-pena (até 65,8 quilos) em 2020, são duas vitórias e duas derrotas. Após um revés polêmico contra Dan Ige, o friburguense venceu duas seguidas, incluindo um nocaute impressionante contra Shane Burgos, antes de sofrer um nocaute contra Giga Chikadze em agosto passado. Edson é atualmente o 10º colocado do ranking peso-pena. Bryce Mitchell é o 11º. O americano de 27 anos venceu todas as 14 lutas oficiais de MMA (perdeu uma luta no reality show The Ultimate Fighter, mas essas exibições não contam para o cartel oficial), incluindo cinco no UFC.
O combate promete ser um duelo de estilos: enquanto Barboza é conhecido por seu muay thai, trocação e por acumular, com este estilo, alguns dos nocautes mais marcantes da história do UFC. Já Mitchell é especialista no chão, e através de sua técnica no jiu-jítsu, soma nove vitórias por finalização.
Já Marlon Moraes terá, contra um adversário chinês, a oportunidade de interromper uma inédita sequência negativa na carreira. O friburguense de 33 anos soma três derrotas consecutivas por nocaute em um período de cerca de um ano, diante de Cory Sandhagen, Rob Font e Merab Dvalishvili (esta uma virada incrível).
Para especialistas, inclusive, “The Magic” precisa de um triunfo para afastar o risco de demissão do UFC. O ex-campeão do WSOF (hoje PFL) acumula 23 vitórias, nove derrotas e um empate na carreira. O último triunfo aconteceu diante de José Aldo, no UFC 245.
Em momento oposto na carreira, Song Yadong vem de duas vitórias consecutivas, contra Casey Kenney e Julio Arce - adversários de níveis muito abaixo do que Moraes enfrentou recentemente. Aos 24 anos de idade, o chinês possui um cartel de 18 vitórias, cinco derrotas e um empate na carreira. Em suas últimas 12 lutas, Yadong venceu dez, perdeu uma e empatou outra.
UFC 272 - 5 de março
Card do evento (até o momento)
- Peso-pena: Edson Barboza x Bryce Mitchell
- Peso-mosca: Jéssica Eye x Manon Fiorot
- Peso-mosca: Mariya Agapova x Maryna Moroz
- Peso-meio-pesado: Dustin Jacoby x Michal Oleksiejczuk
- Peso-mosca: Tim Elliott x Tagir Ulanbekov
UFC Marreta x Ankalaev - 12 de março
Card do evento (até o momento)
- Peso-meio-pesado: Thiago Marreta x Magomed Ankalaev
- Peso-galo: Marlon Moraes x Song Yadong
- Peso-médio: Alex Poatan x Bruno Blindado
- Peso-galo: Guido Cannetti x Kris Moutinho
- Peso-galo: Trevin Jones x Javid Basharat
- Peso-pena: Damon Jackson x Joshua Culibao
- Peso-médio: Cody Brundage x Dalcha Lungiambula
Deixe o seu comentário