A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, abrigando inúmeras espécies endêmicas de flora e fauna. Além disso, exerce um papel fundamental na regulação do clima, na proteção dos recursos hídricos e no equilíbrio ecológico de diversas regiões. O evento tem como objetivo principal educar e sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação deste bioma crucial para o meio ambiente e a qualidade de vida dos seus seres.
Escalando as montanhas
ATM é a sigla que denomina a abertura da temporada de montanhismo em todas as regiões montanhosas do país, comemorando a chegada da melhor época do ano para a prática do montanhismo em geral. O principal objetivo dos adeptos do montanhismo é divulgar e promover, de forma consciente, a prática de esportes ligados à natureza. Em Nova Friburgo, o montanhismo também ressaltar o potencial local para a prática desportiva em meio a natureza com interação consciente entre o homem e o meio ambiente.
Centro Excursionista
O Centro Excursionista Friburguense (CEF) é o segundo clube de montanhismo mais antigo do Brasil, fundado em 20 de julho de 1935. Com a cidade ainda no clima do bicentenário da imigração alemã, celebrado em maio, a data vem somar com as celebrações já que a fundação do CEF foi incentivada por três alemães. São eles: Julius Arp, Maximilian Falck e Otto Siems.
Tradicional travessia Lumiar X Três Picos
O Caminho da Mata Atlântica (CMA), junto a diversos parceiros, está realizando uma travessia entre o distrito de Lumiar e Três Picos desde domingo, 2, que se estende até o próximo sábado, 8, comemorando os 200 anos da imigração alemã em Nova Friburgo. São 90 quilômetros de experiências incríveis em cinco dias de caminhada percorrendo estradas de terra e trilhas, explorando cachoeiras, vilarejos encantadores e a exuberante Mata Atlântica.
Programação
- Quinta-feira, 6: Bate e volta ao Pico do Caledônia; e palestra "As Pessoas no Coração da Mata e a Mata no Coração das Pessoas" com Chico Schnoor, às 19h, na Absoluto Hamburgueria (Rua Dom João VI, 1688, Cascatinha)
- Sexta-feira, 7: Caledônia x Três Picos;
- Sábado, 8: Caminhada bate-volta na Cabeça de Dragão, atividades de educação ambiental, feira agroecológica e show.
O CMA estará oferecendo a guiagem em todos os dias, sendo hospedagem e alimentação por conta dos participantes. Inscrições por aqui.
Deixe o seu comentário