Duas ruas no Paissandu têm o sentido invertido, de novo

Mudanças no trânsito serão testadas, a princípio, por 60 dias
quarta-feira, 11 de agosto de 2021
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
A rua lateral à Igreja Luterana agora dá mão para a Avenida Padre Roberto Sabóia de Medeiros (Foto: Redação AVS)
A rua lateral à Igreja Luterana agora dá mão para a Avenida Padre Roberto Sabóia de Medeiros (Foto: Redação AVS)

A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana de Nova Friburgo (Smomu) alterou nesta semana o sentido de direção em duas vias nas proximidades da Praça Marcílio Dias, no Paissandu. As alterações foram realizadas na Rua Pastor Meyer e na Alameda João Torres Xavier e, a princípio, valem por 60 dias, em caráter experimental.

Com a inversão, os motoristas oriundos da Rua Trajano de Almeida têm agora que seguir pela alameda (ao lado da Igreja Luterana) e dobrar à direita na Avenida Padre Roberto Sabóia de Medeiros em direção à Praça Marcílio Dias. O acesso à Rua Pastor Mayer (rua do restaurante Esquina Dois), passa a ser feito pela rotátória da Praça Marcílio Dias. Esta mudança já ocorreu por diversas vezes. “Sempre a prefeitura inverte a mão de direção dessas duas ruas. Não entendo por quê? Quando os motoristas começam a se acostumar, muda de novo”, observou um motorista. 

A VOZ DA SERRA questionou a Smomu sobre mais uma mudança no local e a pasta enviou a seguinte nota: “Não era percebida grande diferença de tempo em grande parte do dia para quem fazia o desvio com sentido ao bairro Olaria e demais destinos, além da existência de disputa pela faixa da direita de tal saída da rotatória. Os motoristas vindos  das vias alteradas ou do entorno, com destino diverso à Avenida Conselheiro Julius Arp, tinham dificuldades para conseguir acessar a rotatória, pois a retenção causada pelo semáforo nesta via formava inevitáveis filas, trazendo prejuízo à fluidez e, sobretudo, à segurança pelo fato de se ter que cruzar as faixas de rolamento na diagonal até a faixa da esquerda da Praça Marcílio Dias. O condutor acessando o final da Avenida Galdino do Valle Filho e passando pela Avenida Padre Roberto Sabóia de Medeiros, conta com semáforo que, embora cumpra hoje a função para travessia de pedestres, ajuda na saída da alameda. Em períodos escolares, é sabido que o movimento nessas ruas aumenta consideravelmente, até pelo número de escolas nas proximidades. Dada a iminência de retorno às aulas, antecipamo-nos a esse fato. A técnica utilizada foi a de ‘transferência de tráfego’, ou seja, extinguimos o grande embate na, até então, interseção entre a Pastor Meyer x Marcílio Dias, para que o condutor já possa chegar à rotatória pela faixa da esquerda, se assim o desejar, mas de forma gradual. Caso pretenda seguir sentido Olaria, agora existe uma terceira faixa, mais à direita, com o propósito de receber nela e na, agora, faixa do meio nesse trecho da rotatória, o fluxo que desembocará na Julius Arp. Por hábito os condutores ainda não têm se deslocado dessa maneira, mas vislumbramos que com o hábito isso acontecerá muito em breve. Ou seja, o número de veículos que chega à rotatória continua o mesmo, porém com uma melhor organização no deslocamento”, informou o secretário de Mobilidade Urbana, Fabrício Medeiros. 

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito