Doença do beijo: fique atento ao vírus do carnaval

Os riscos da curtição sem compromisso durante a folia
quarta-feira, 05 de março de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Bailinhos, blocos, micaretas...as festas de carnaval são esperadas o ano todo e durante os festejos muita gente aproveita para beijar e curtir sem compromisso. Mas a troca de saliva pode ser uma porta de entrada para muitas doenças, como a Mononucleose Infecciosa (MI), ou mais conhecida popularmente como a Doença do Beijo”.

Depois de dias intensos de festa, não é raro sentir cansaço extremo, dor de garganta ou desconforto intestinal. A exposição a vírus e bactérias aumenta, principalmente em locais com aglomeração. Beijar uma pessoa gripada, compartilhar copos ou consumir alimentos mal armazenados são atitudes que favorecem essas doenças.

Para aproveitar a agitação com saúde, é essencial tomar alguns cuidados antes, durante e depois das festas. Reforçar a hidratação, cuidar da alimentação e respeitar os limites do corpo fazem toda a diferença. Veja as doenças mais comuns transmitidas pelo beijo:

Mononucleose

Mais conhecida como doença do beijo, a mononucleose é transmitida pela saliva. A infecção viral pode causar mal-estar, febre, dores de cabeça e garganta, e placas brancas na garganta. O tratamento é feito através do controle dos sintomas. Recomenda-se repouso e hidratação com água, chás e sucos naturais, para acelerar o processo de recuperação. O vírus é eliminado em uma ou duas semanas.

Herpes labial

O vírus da herpes tipo 1 é transmitido durante o beijo. O mais comum é que as pessoas desenvolvam feridas nos lábios após o aparecimento de pequenas bolhas. Elas diminuem e cicatrizam em alguns dias. A herpes labial não tem cura e a pessoa estará sujeita a surtos periódicos.

Sífilis

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum que também pode ser transmitida pelo beijo, desde que as pessoas estejam com feridas na cavidade oral. A doença pode causar sequelas nos olhos, coração, sistema nervoso e levar à morte se não for tratada adequadamente.

Doenças respiratórias

As doenças respiratórias, apesar de não serem transmitidas exclusivamente pela saliva, também podem ser contraídas através do beijo. É o caso de resfriado, gripe e covid-19.

Sapinho

Outra doença é a candidíase ou “sapinho”, doença provocada pelo fungo “Candida albicans” que provoca lesões brancas na língua, na parte interna das bochechas ou nos lábios. O tratamento é feito, geralmente, com medicamentos antifúngicos.

(Fonte: Metropoles.com)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: