Em seu primeiro mês de atuação, o serviço Disque Idoso 165 registrou mais de mil atendimentos. A novidade é destinado à população idosa e oferecida pela Secretaria estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes). As principais demandas registradas no período foram relacionadas às denúncias de violência, conflitos com vizinhos e dúvidas sobre os direitos da pessoa idosa. A maior parte dos atendimentos foi realizada para pessoas entre 60 e 65 anos, seguidas por idosos com mais de 80 anos, sendo a maioria dos contatos realizados por mulheres.
“Com o Disque Idoso estamos mais perto de uma população que muitas vezes é esquecida e precisa de atenção e cuidado. Nossos idosos não estão sozinhos e com esse importante serviço garantimos os direitos dos 60+ de modo multidisciplinar e humanizado”, ressaltou o governador Cláudio Castro.
A superintendente estadual da Pessoa Idosa, Lícia Mattesco, destacou a importância do serviço: “O Disque Idoso 165 já demonstrou sua relevância não apenas pelo número de atendimentos, mas também pela eficácia em resolver problemas e garantir voz à população idosa”, explicou.
Com o objetivo de oferecer suporte à população com 60 anos ou mais, especialmente em casos de violência, orientações sobre direitos, serviços de saúde e outras necessidades, o Disque Idoso 165 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço pode ser acessado por telefone ou pelo aplicativo “Disque Idoso 165”, disponível para dispositivos Android e iOS.
Aplicativo Disque Idoso 165
O aplicativo “Disque Idoso 165” é uma iniciativa pioneira no país e oferece diversos serviços, como atendimento via chat, agendamento de consultas médicas com lembretes e a possibilidade de cadastrar uma rede de proteção (família, cuidadores e amigos), que será acionada por SMS ou WhatsApp em situações de emergência. Além disso, o app conta com um "botão de pânico", que, em casos de urgência ou violência, aciona diretamente a Polícia Militar. Para baixá-lo, é necessário entrar na loja de aplicativos do celular e procurar por Disque Idoso 165. O app é exclusivo para cidadãos com 60 anos ou mais.
Deixe o seu comentário