Ano Novo, vida nova. Mas, alguns hábitos nada têm de novo, entre eles a comilança no Natal e réveillon. Afinal, quem não exagera nas festas de fim de ano? Impossível resistir a panetones, rabanadas, tortas, receitas de peru, tender, acompanhamentos calóricos como a maionese, bebidas alcoólicas entre outros petiscos próprios da época.
Bom, e quando essa temporada passa? O que fazer para desintoxicar o organismo, dar uma “faxinada” no corpo? Hora de recorrer à dieta detox e começar o ano com hábitos saudáveis. As dicas aqui não resolvem sozinhas o consumo de bebidas e alimentos em excesso, mas ajudam. Para ter uma orientação correta e completa procure um médico ou nutricionista.
O que é detox e como fazer
A dieta detox, ou dieta de desintoxicação, é uma dieta de curto prazo que tem o objetivo de estimular o fígado a eliminar toxinas, melhorar a circulação sanguínea, descansar os órgãos (através do jejum), promover a eliminação de toxinas através do suor, fezes e urina e fornecer nutrientes saudáveis ao corpo.
Há vários tipos dessa dieta. Algumas consistem em um período de jejum ou ingestão de líquidos (sucos de frutas e água). Outras incluem alimentos como frutas e vegetais, podendo também ser incluídos chás, ervas e suplementos.
Sobre detox natural. Nosso corpo é frequentemente exposto a toxinas e, na maioria das vezes, ele pode removê-las sem ajuda adicional. Por isso, manter um estilo de vida mais ativo e saudável auxilia nesse processo e traz benefícios para o corpo. Também recomenda-se dormir bem durante a noite e beber bastante água.
A dieta detox é segura, desde que feita da maneira correta e com acompanhamento profissional de um nutricionista para equilibrar sua dieta de acordo com suas necessidades nutricionais. Ao começar a fazer detox, a primeira coisa que você deve fazer é reduzir a carga de toxinas em seu corpo, eliminando café, álcool, açúcares refinados, cigarros e gorduras saturadas, que agem como toxinas no corpo.
O estresse é outra coisa que influencia muito em nossa saúde. Por exemplo, quando estamos alterados fazemos com que o corpo libere hormônios do estresse em nosso sistema. Quando em excesso, o estresse cria toxinas e reduz as enzimas de desintoxicação do fígado. Seguem algumas sugestões de suco detox:
Verde
Ingredientes: 2 xícaras de folhas de espinafre / uma mão de folhas e caules de salsa / 1 maçã verde média sem caroço / 1 pepino grande sem semente / pedaço bem pequeno de gengibre / 1 limão médio.
Preparo: lave todos os ingredientes / corte a maçã, pepino e gengibre em pequenos pedaços / descasque o limão, corte em pedaços e tire as sementes, reserve metade do limão / bata tudo / experimente a mistura e adicione o limão reservado, se ele não estiver ácido / se o suco ficar azedo, adicione maçãs sem caroço ou cenouras com casca.
Red Zinger
Ingredientes: 2 limões / 2 cenouras / 2 maçãs / 2 beterrabas.
Preparo: lave bem todos os ingredientes e corte-os em pedacinhos / descasque todos eles e coloque-os no liquidificador / em seguida, é só bater e consumir.
Com laranja
Ingredientes: 2 maçãs médias / 3 talos de aipo / 1 laranja descascada / 2 peras médias / 1 batata-doce cozida e descascada.
Preparo: lave bem todos os ingredientes / corte as frutas e os vegetais em pequenos pedaços / remova todas as cascas / coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata e beba.
Feliz 2024, em paz e com saúde!
(Fonte: www.nsctotal.com.br)
Deixe o seu comentário