O Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, está chegando e os comerciantes do Estado do Rio de Janeiro demonstram otimismo em relação à data que costuma ser significativa para o setor junto com o Natal, Black Friday, dias das mães, dos namorados e das crianças, quando os consumidores recorrem às lojas de varejo para as compras de presentes. Este ano, entidades ligadas ao comércio esperam crescimento de, pelo menos, 3% nas vendas para este Dia dos Pais, em relação ao ano passado.
O Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio da capital (SindilojasRio) realizou uma pesquisa recente com comerciantes dos ramos de roupas, calçados, joias e relógios, eletroeletrônicos, livros, celulares, artigos esportivos, perfumes e acessórios (carteiras e cintos) objetivando levantar expectativas para o Dia dos Pais e constatou otimismo no setor em relação à data.
A sondagem mostrou otimismo na medida em que algumas condições da economia se mantêm, como aumento do emprego e estabilidade dos preços. Os lojistas preveem que vestuário (comuns e esportivos), calçados (incluindo tênis, sandálias e chinelos) e acessórios (carteiras e cintos) e outros artigos de uso pessoal possam ser os produtos mais procurados. Algumas lojas, inclusive, em Nova Friburgo, já começam a se preparar para a data organizando promoções e decorando vitrines.
Um balanço realizado pelo CDLRio, até maio, revelou que o comércio fluminense vem conseguindo aumentar as vendas, embora com crescimentos menores. Em relação ao ano passado há maior consistência. As taxas mensais apresentam-se maiores do que as variações mensais contra o mês anterior. Por este critério o aumento das vendas mostra-se com vigor.
Para este Dia dos Pais, os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deva ficar entre R$ 150 e R$ 200; e que a maioria dos clientes deverá comprar os presentes do papai com cartão de crédito, pix, cartão de débito e o próprio da loja como forma de pagamento, muitos através do parcelamento.
De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDL e do SindlojasRio, “felizmente o varejo vem revelando desempenho melhor. Depois de tempos difíceis, a sequência nos dá esperança para atingirmos 3% de aumento no Dia dos Pais. Afinal, o consumo e a economia estão trabalhando melhor. No entanto, a elevação dos juros pode representar uma trava no processo”, conclui.
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