Dia do Comerciário: lojas não vão abrir na próxima segunda

Há vários anos data vem sendo antecipada em Friburgo de outubro para a terceira segunda-feira de agosto
terça-feira, 11 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Movimento nas ruas de Friburgo em plena pandemia (Foto: Henrique Pinheiro)
Movimento nas ruas de Friburgo em plena pandemia (Foto: Henrique Pinheiro)

As lojas de Nova Friburgo não abrirão na próxima segunda-feira, 17, devido à comemoração do Dia do Comerciário. Conforme esclarece o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Braulio Rezende, o feriado está previsto na cláusula 25ª da convenção coletiva da categoria, firmada com o Sindicato dos Empregados no Comércio. 

Ele lembra que, há vários anos, a data vem sendo antecipada em Nova Friburgo de outubro para a terceira segunda-feira de agosto. “Há bastante tempo nos ocorreu essa ideia porque, à época, além do Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), tínhamos eleição em outubro e nenhum feriado em agosto”, observa.

Braulio Rezende completa que empresários, funcionários e consumidores incorporaram bem a comemoração adiantada pelo Dia do Comerciário. Por isso, ele orienta os consumidores a fazerem suas compras nesta semana, já que na próxima segunda-feira, 17, as lojas não poderão abrir suas portas, diferentemente do que acontece em outros feriados.

“Este é um dos poucos feriados em que nosso comércio não tem autorização para funcionar. Para os demais, existe permissão, mediante cumprimento de algumas exigências, como assinatura de termo de adesão à convenção coletiva”, acentua Braulio, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.

 

LEIA MAIS

Total de casos confirmados supera os 2.900, com registro de 57 novos em apenas um dia

Relatório aprovado por unanimidade, com 24 votos, será agora votado em plenário. Caso aprovada, denúncia seguirá para o TJ

Medida altera a lei que previa o fim da calamidade no último dia 1º de setembro

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra