Comemorado no segundo domingo de maio, portanto, no próximo dia 11, o Dia das Mães é uma das datas mais afetivas do calendário nacional. Mais do que presentes caros, muitas mães desejam reconhecimento, afeto e presença — ingredientes que podem ser traduzidos em mimos criativos e simbólicos, com pouco ou nenhum custo financeiro. Em tempos de orçamento apertado, pensar fora da caixinha pode não só aliviar o bolso como tornar a homenagem ainda mais especial.
Mais do que presentes caros, muitas mães desejam reconhecimento, afeto e presença neste 11 de maio
Para quem busca surpreender sem comprometer as finanças, alternativas como cartas escritas à mão, vídeos personalizados, cafés da manhã caseiros e experiências compartilhadas têm conquistado cada vez mais espaço entre os filhos que desejam demonstrar carinho de forma autêntica e significativa.
Afeto em forma de palavras
Cartões artesanais, cadernos de gratidão ou até mesmo uma lista de “dez motivos pelos quais te amo” são opções fáceis e simbólicas. Para os mais digitais, a ideia pode ganhar formato de vídeo ou álbum compartilhado online, com fotos antigas, depoimentos e mensagens de amigos e parentes.
Cozinhar com amor (e criatividade)
A cozinha também pode ser palco para homenagens afetivas. Preparar um café da manhã especial, um almoço de domingo ou o prato preferido da mãe pode ser uma forma deliciosa de presentear, literalmente. O diferencial está nos detalhes: um menu feito à mão, flores do quintal na mesa ou uma playlist com músicas da infância ajudam a criar uma atmosfera acolhedora.
Faça você mesmo: o valor do artesanal
O movimento do
faça você mesmo (ou
DIY, na sigla em inglês) também ganha força nesta época. Velas aromáticas, sais de banho, sabonetes artesanais, cadernos personalizados, molduras decoradas com fotos da família... Com materiais simples, é possível produzir lembranças cheias de identidade.
Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2024, 77% dos brasileiros pretendiam presentear alguém neste Dia das Mães. O estudo revelou ainda que as pessoas buscam por produtos, serviços e promoções a partir de meios digitais e físicos: 42% em sites/e-commerce, 33% em lojas físicas, 32% em sites de pesquisa, 26% no Instagram e 24% nos aplicativos das lojas.
Em meio a tantas opções comerciais, porém, muitos filhos e filhas têm buscado alternativas mais criativas e afetivas, que valorizem a conexão emocional com suas mães. Cartas escritas à mão, vídeos gravados com mensagens de amigos e familiares, cafés da manhã preparados em casa ou um simples porta-retrato com uma foto significativa são algumas das escolhas que têm ganhado destaque. Mais do que nunca, vale o que vem do coração.
Ideias de presentes criativos e acessíveis
-
Cartão ou carta escrita à mão;
-
Vídeo com fotos e mensagens de familiares;
-
Álbum artesanal de memórias;
-
Café da manhã na cama;
-
Vale-presente simbólico (vale-massagem, vale-faxina, vale-caminhada juntas);
-
Playlist com músicas que marcaram momentos da família;
-
Jantar ou piquenique feito em casa;
-
Kit com produtos de autocuidado feitos por você (sais, sabonetes, etc.);
-
Um “livro da mãe”, com histórias contadas por filhos e netos.
Deixe o seu comentário