Detran lança em seu site o serviço “Fale Conosco”

Chat tira dúvidas sobre os principais serviços do órgão de trânsito
terça-feira, 05 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

O Detran-RJ ampliou seus canais de comunicação com os usuários. Desde esta segunda-feira, 4, entrou em operação o serviço “Fale Conosco”, que é um chat do site do Detran (www.detran.rj.gov.br) que vai facilitar o acesso dos cidadãos do Estado do Rio de Janeiro às informações sobre os principais serviços prestados pelo órgão de trânsito nos setores de veículos, habilitação e identificação civil. O “Fale Conosco” é resultado do trabalho realizado pelo Governo do Estado para ampliar a oferta de serviços digitais nos órgãos públicos.

O novo serviço pode ser facilmente acessado através de um link no canto inferior direito do site do Detran-RJ. Ele presta informações sobre serviços importantes como licenciamento anual e transferência de propriedade de veículos, como obter a primeira carteira de habilitação, renovação da CNH, primeira e segundas vias da carteira de identidade, substituição da Permissão para Dirigir pela CNH, e também sobre o sistema Desmonte-RJ, que dá mais transparência ao comércio de sucatas de veículos e de peças usadas no Estado do Rio.

“Com esse novo canal de atendimento, estamos reunindo, num único lugar, o que é mais importante saber sobre os serviços do Detran. Até agora, os usuários tinham de procurar essas informações em diferentes espaços do site, ou recorrer ao teleatendimento. A partir de hoje, tudo estará ao alcance de forma muito mais fácil. Colocar este canal à disposição dos usuários faz parte de nosso processo de modernização tecnológica”, explica o presidente do Detran-RJ, Marcus Amim.

O usuário pode ainda indicar ao “Fale Conosco” as respostas de que precisa: há links sobre o que é cada serviço, como proceder para obter o documento ou receber o atendimento desejado, a taxa de serviço a ser paga, a documentação necessária e observações gerais. A cada consulta, a Drica, atendente virtual do Detran-RJ, vai perguntando se pode ajudar o usuário em algo mais, até que ele se sinta completamente bem informado.

“O objetivo do Detran é criar uma forma de comunicação mais célere, mais prática, que pode ser acessada pelo usuário no telefone celular, na palma da mão. A pessoa nem precisa telefonar para se informar sobre tudo”,  acrescenta o diretor de Apoio Operacional do Detran, José Levy de Miranda.

Para ter certeza de que as respostas fornecidas pelo chat estão bem completas e fáceis de entender, os responsáveis pela implementação do novo canal fizeram testes com cidadãos que pouco conheciam dos serviços oferecidos pelo Detran, para que eles pudessem apresentar o maior número possível de dúvidas. O resultado final agradou em cheio.

Num segundo momento, dentro de poucas semanas, também haverá a possibilidade de o cidadão ser atendido no próprio chat, em tempo real. Esta possibilidade de interação está na fase final de testes. Com o novo canal de comunicação, o Detran.RJ cumpre sua missão de melhorar a qualidade do atendimento prestado aos usuários, oferecendo cada vez mais serviços digitais.

 

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