Desta segunda até 18 de agosto, eleitor pode indicar voto em trânsito

Pedidos devem ser feitos em atendimento presencial, já que não há a opção de solicitação pela internet
segunda-feira, 18 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Desta segunda até 18 de agosto, eleitor pode indicar voto em trânsito

Desde esta segunda-feira, 18, os eleitores podem solicitar o voto em trânsito. Essa opção é válida para aqueles que tenham a previsão de estar fora do seu domicílio eleitoral nas eleições gerais deste ano, que acontecerão nos dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (se houver segundo turno). O prazo para esse pedido vai até 18 de agosto. Nesta modalidade, o eleitor pode indicar outra cidade para votar. Vale lembrar, no entanto, que o voto em trânsito só é disponibilizado em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores.

Podem solicitar o voto em trânsito aqueles que estiverem com o título eleitoral em situação regular, isto é, sem pendências com a Justiça Eleitoral, como multas ou ausências não justificadas em pleitos anteriores. Essa situação pode ser consultada no link: (https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome). 

Para fazer o pedido, os eleitores devem procurar um cartório eleitoral e indicar onde pretendem votar. Os pedidos para voto em trânsito devem ser feitos em atendimento presencial, já que não há a opção desta solicitação pela internet. É possível solicitar o voto em trânsito para um turno ou para os dois.

Em quais cargos é possível votar 

Para as eleições de 2022, que definirão os cargos de presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais, existem duas possibilidades de voto em trânsito. Quem estiver fora da cidade, mas dentro do mesmo estado em que vota, poderá participar das eleições para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Quem estiver em outro estado, por outro lado, poderá votar apenas para o cargo de presidente.

Não é possível votar em trânsito fora do Brasil, mas aqueles que tiverem o título de eleitor cadastrado no exterior e estiverem em trânsito no país na data das eleições poderão votar para o cargo de presidente, desde que façam o pedido dentro do prazo, até 18 de agosto. 

Como saber onde é possível votar em trânsito

As listas com os locais de votação estarão disponíveis nos sites dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) de cada estado. As seções eleitorais destinadas ao voto em trânsito deverão conter no mínimo 50 e no máximo 400 eleitores. A habilitação para o voto em trânsito não transfere ou altera quaisquer dados da inscrição eleitoral. Passado o pleito, o eleitor volta automaticamente a ter vínculo com o seu domicílio eleitoral e a sua seção de origem. Quem perdeu o prazo para transferir o título, que se encerrou em maio deste ano, só poderá fazê-lo após o término das eleições, em outubro. (Fonte: Uol)

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições