No mês dedicado à celebração da Redução de Risco de Desastres, a Secretaria estadual de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), em parceria com a Secretaria estadual de Educação (Seeduc), Polícia Militar e Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Defesa Civil, estão realizando ao longo de novembro exercícios de simulação de desocupação de escolas em caso de desastres. Na última quinta-feira, 9, a Escola Municipal Hélio Gonçalves Corrêa, no Jardinlândia e o Colégio Estadual Canadá, no bairro Olaria, participaram da ação.
Até o momento, cinco escolas do município já receberam o exercício. A expectativa é que o simulado abranja mais pessoas, entre alunos e professores, em uma ação que visa reforçar a cultura da prevenção e oferecer orientações essenciais para lidar com situações de emergência. Além disso, a simulação de desocupação busca aprimorar a integração entre diferentes órgãos, otimizando a resposta em situações de desastres.
Ao todo, 160 escolas públicas e mais de 40 mil pessoas irão participar do simulado em 61 municípios fluminenses, demonstrando a importância da preparação para desastres em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Deixe o seu comentário