Defesa Civil apresenta atualização do Plano de Contingência

Foram estabelecidos protocolos e procedimentos a serem adotados em emergências e desastres causados por chuvas fortes
terça-feira, 29 de novembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A Defesa Civil de Nova Friburgo apresentou na última sexta-feira, 25, a atualização anual do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) de Nova Friburgo, que estabelece os protocolos e procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos, direta ou indiretamente, na resposta às emergências e desastres causados por chuvas intensas. A apresentação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Centro Administrativo César Guinle (antigo prédio da Oi), em frente a prefeitura, com a participação do secretário municipal de Defesa Civil, Evi Gomes da Silva e sua equipe, outros secretários municipais, além de vereadores, representantes da Defesa Civil estadual, 11ºBPM, 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra do Exército, Sanatório Naval de Nova Friburgo e Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil do distrito de Amparo. 

"Esse plano tem a finalidade de coordenar as ações de vários órgãos do município, estado e agências que prestam serviço em Nova Friburgo. Quando ocorrer um desastre, o que esperamos que não aconteça, nossa resposta deve ser a mais rápida possível e cada um deve ter ciência de suas competências e das ações que deverão ser feitas o quanto antes para minimizar os possíveis transtornos", declarou o secretário municipal de Defesa Civil, Evi Gomes da Silva. 

O Plancon de Nova Friburgo foi desenvolvido e atualizado a partir da análise das avaliações e mapeamentos de risco efetuados e dos cenários de risco identificados como prováveis e relevantes, caracterizados como hipóteses de desastres. Além disso, é possível estabelecer também as ações e responsabilidades aos órgãos envolvidos na resposta às emergências e desastres para chuvas intensas, incluindo as ações de socorro, assistência e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes do desastre e restabelecer a normalidade no menor prazo possível. 

O plano plano passará a vigorar a partir da próxima quinta-feira, 1º de dezembro, tendo pelo menos três novidades importantes em relação ao do ano passado, conforme explicou o coordenador operacional da Defesa Civil de Nova Friburgo, tenente Luciano Luiz: “Detectamos algumas lacunas a serem preenchidas neste plano atual. Incluímos desastres de tempestade de vendaval e de granizo, que não eram contempladas no Plancon do ano passado. Também alteramos a matriz de responsabilidades, que agora é mais enxuta e direta, com as atribuições de cada agência, de modo a agilizar o tempo de resposta em caso de desastres. Também incluímos os níveis de alerta de transbordamento de rios e os protocolos de acionamento de sirenes em casos de chuvas fortes”, destacou o tenente, que completou: “O plano de rompimento de barragens também não tinha no Plancon do ano passado e havia a necessidade de sua criação, visto que a barragem de Debossan é bem antiga e apresentava algumas pequenas alterações, fato que foi comunicado à concessionária, que irá criar mecanismos de alertas para a população o mais rapidamente possível, já neste período de verão", finalizou o coordenador operacional da Defesa Civil. 

Alerta por celular 

O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil será ativado sempre que forem constatadas as condições e pressupostos que caracterizam um dos cenários de risco previstos. Em caso de emergências, a população pode acionar a Defesa Civil de Nova Friburgo pelo telefone 199. Quem desejar receber as mensagens de alerta de chuvas fortes e possíveis alagamentos, deve enviar uma mensagem SMS para o número 40199 e, no campo de texto, informar o CEP de onde mora. Atualmente, 28 mil pessoas estão cadastradas no Sistema de Alerta Via SMS, ferramenta rápida e eficaz, que não necessita de celular com acesso à internet.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: