De volta ao lar: Casa do Artesão é reaberta

Depois de um ano e dois meses, artistas estão de volta ao seu espaço
sábado, 23 de julho de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Foto: PMNF
Foto: PMNF

Depois de um ano e dois meses, os artesãos estão de volta ao seu espaço, a Casa do Artesão, no Cônego, para expor e vender suas peças. A prefeitura entregou  o local aos artesãos no dia 2 de julho, depois da reforma, para se organizarem lá dentro de novo. E desde quinta-feira, 21, a Casa do Artesão está aberta para v isitação pública. De acordo com a Prefeitura, atualmente, são aproximadamente 50 artesãos que fazem parte do grupo de expositores e a estimativa é de que o número chegue em até 80 nesta retomada.
O espaço passou por  recuperação estrutural, recuperação da  parte elétrica,  manutenção do telhado e reforma da cozinha. Segundo a Prefeitura, o valor investido foi de aproximadamente R$ 287 mil do Governo Federal via Caixa, e R$ 82 mil do aditivo com recursos municipais.
Para o secretário de Turismo, Renan Alves, o turista, ao visitar a cidade, quer levar boas lembranças, e os produtos artesanais são souvenirs, uma lembrança do local e um grande veículo de promoção turística. 
“Estamos muito felizes com a retomada da Casa do Artesão, convidamos os turistas e aos moradores da cidade para visitarem o local e conhecerem o espaço. O artesanato é um potencial gerador de ocupação e renda, além de ser um importante elo da cadeia turística, sendo fonte de valorização e preservação da identidade local”, destaca Renan.
 

Artesãos expuseram no Espaço Arp e no Centro de Turismo

Assim que foi fechado para, os artesãos foram alocados no Espaço Arp, que num acordo com a prefeitura, disponibilizou gratuitamente um local para eles, no período de seis meses, que foi prorrogado por mais um ano. Mas, o empreendimento comercial necessitou do espaço.
De acordo com a prefeitura, na ocasião, a fim de atender as necessidades dos artesãos, a Secretaria de Turismo buscou espaços que fossem suficientes para os mesmos, no entanto a procura foi frustrada. Em janeiro, foi disponibilizado um espaço no Centro de Atendimento ao Turista,  na Praça Dermeval Barbosa Moreira, at é o período do Carnaval fora de época, 15 de maio, quando a prefeitura precisou do espaço para apoio aos eventos feitos no local. Em junho, os artesãos voltaram a expor no Centro de Apoio ao Turismo, até que a Casa do Artesão fosse reaberta.
A Casa do Artesão Pavilhão das Artes fica na Rua Romão Aguilera Campos,  no  Cônego, e funciona de quinta a domingo, sendo às quintas e sextas-feiras, das 11h às 17h e sábados e domingos das 10h às 17h.
 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: