O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) divulgou um balanço das operações realizadas por suas equipes de fiscalização em Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e adjacências no ano passado, quando foram registradas 49 autuações pelo exercício ilegal da profissão nas cinco operações realizadas na Região Serrana. Não foram divulgados, no entanto, os números detalhados das infrações registradas nos três municípios.
A pandemia do coronavírus trouxe inesperados desafios para todos os setores e serviços, mas no âmbito do Crec, a fiscalização com planejamento e comprometimento estabeleceu uma atuação estratégica para combater o maior número de ações ilegais durante 2020, mesmo com restrição de deslocamento durante parte do ano.
Em todo o ano passado foram realizadas 2.535 autuações pelo exercício ilegal da profissão em todo o estado. Dessa forma, o Conselho segue firme no cumprimento de uma das atribuições principais que é o de combater a ilegalidade, valorizando o corretor de imóveis e defendendo a sociedade nas negociações imobiliárias. Outro número de destaque é que em 2020, pelo menos 508 processos foram encaminhados ao Ministério Público referentes ao exercício ilegal da profissão.
Ainda segundo o Creci, para chegar a esses números em um ano tão atípico foi preciso estabelecer uma atuação digital intensiva, buscando as ilegalidades e fazendo as diligências. O alto número de autuações também é reflexo das denúncias efetuadas pelos corretores de imóveis e pela sociedade contra aqueles que praticam a ilegalidade.
“O combate ao exercício ilegal da profissão é uma prioridade, representando a ação mais importante praticada pelo Conselho no sentido de auxiliar a população evitando golpes nas negociações imobiliárias. É importante alertar a sociedade de sempre procurar um corretor de imóveis devidamente registrado no Creci”, destaca o presidente do Conselho, Manoel da Silveira Maia.
O Creci disponibiliza através de seu portal um link para que a sociedade possa verificar se uma pessoa é ou não corretora de imóveis. Para isso basta acessar www.creci-rj.gov.br, na seção ‘Busca de Corretores e Imobiliárias’.
Deixe o seu comentário