No final da tarde da última sexta-feira, 16, a Prefeitura de Nova Friburgo identificou rachaduras no piso da Praça Dermeval Barbosa Moreira, na base do monumento e um buraco sob a estátua em homenagem a Dr. Amâncio Azevedo.
De acordo com a prefeitura, imediatamente o subsecretário operacional e o engenheiro chefe de vistorias da Secretaria de Obras estiveram no local e identificaram que a situação era crítica devido ao rompimento de manilhas de uma rede de águas pluviais sob o monumento, cujo comprometimento removeu a terra sob a estrutura. Imediatamente a área foi isolada com gradis e coberta com lona pelas Secretarias de Defesa Civil e Obras, para realizar as intervenções emergenciais necessárias a partir deste sábado, 17.
Contudo, após a chuva rápida mas forte que caiu no Centro nesta noite, a estrutura do monumento colapsou e afundou. A Guarda Civil Municipal promoveu a segurança do patrimônio com rondas durante a noite.
Nas primeiras horas deste sábado, 17, a equipe da Secretaria de Serviços Públicos esteve no local para recolher o monumento e levá-lo para a prefeitura, onde ficará aguardando até retornar ao seu local de origem após as obras de reparo na rede, no piso da praça e reconstrução da base. A área onde houve o afundamento segue interditada e as obras serão realizadas nesta segunda-feira, 19.
Durante o procedimento de remoção da base e monumento, com melhor visualização da ocorrência, a equipe da Secretaria de Obras identificou que o problema se originou no rompimento de uma manilha da rede de esgoto. Diante desta atualização, a Prefeitura já acionou a concessionária Águas de Nova Friburgo para adoção das devidas providências de obras e reparos.
Deixe o seu comentário