Covid-19: Nova Friburgo ultrapassa a marca de mil mortes

Casos positivos da doença voltam a cair na cidade, assim como de internações
terça-feira, 17 de janeiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo na última sexta-feira, 13, mostra que desde o começo da pandemia da Covid-19, o município perdeu 1.003 pessoas acometidas pelo coronavírus. Foram contabilizadas mais cinco mortes desde a divulgação do último boletim em 23 de dezembro de 2022. Desde o início da pandemia, Nova Friburgo acumula 40.900 testes positivos para Covid-19.

Apesar de ter alcançado um triste e marcante número de mortes pela Covid, Nova Friburgo vem registrando queda no número de infectados pela doença. O boletim da última sexta-feira traz 40 casos positivos, entre os 471 exames feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre os útimos dias 7 e 13, o que corresponde a 08,49% dos testes feitos.

Na semana anterior (até o último dia 6), foram feitos 520 testes pelo SUS. Desses, 75 positivaram para Covid-19, o que corresponde a 13,85% dos exames realizados. Da semana anterior para essa, houve diminuição do número de exames realizados, do número de positivados e também da porcentagem do casos positivos em relação aos negativos.

Pacientes internados 

Na sexta-feira, 13, havia sete leitos de enfermaria ocupados por pessoas com Covid-19 nos hospitais locais. Isso corresponde a 13% dos 54 leitos de enfermaria disponíveis. Cinco dos internados estavam no Hospital Raul Sertã. Houve aumento na ocupação de enfermaria em relação à semana anterior (6 de janeiro) quando cinco leitos estavam ocupados, o que corresponde a 09,3% do total.

Já dos oito leitos de UTI, apenas um estava ocupado, na última sexta-feira, 13, o que corresponde a 12,5%. Apresentou queda em relação à semana anterior, quando havia quatro internados, número correspondente a 40% dos leitos de UTI.

Vacinas continuam sendo aplicadas

As vacinas contra a Covid-19 continuam sendo aplicadas em Nova Friburgo. Há vacinas disponíveis para quase todos os públicos. Apenas crianças com 3 e 4 anos, que recebem um imunizante específico, precisarão aguardar o recebimento de novas doses.

Durante esta semana acontece a imunização de crianças de seis meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias e entre 5 e 11 anos de idade, além de toda a população acima dos 12 anos. 

Até sexta-feira, 20, a primeira, segunda, terceira, quarta e quinta doses, para os grupos indicados, estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde do Suspiro, Olaria, Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo. Já as crianças irão receber o imunizante na quarta-feira, 18, nos mesmos locais. 

Nos postos de saúde do Suspiro e Olaria, a vacinação acontece entre  9h e 18h. Nas outras unidades, os imunizantes são aplicados entre 9h e 16h. É necessário apresentar o CPF, o cartão SUS e a caderneta de vacinação.

Vacinação contra a gripe até durar o estoque 

O último ciclo de vacinação contra a gripe em Nova Friburgo está próximo de ser encerrado, mas, para isso, toda a população que não se vacinou entre abril de 2022 e janeiro de 2023 deve procurar um posto de saúde nesta semana. Isso porque o município trabalhará até o estoque ser encerrado. 

Somente a imunização é capaz de combater o vírus Influenza, causador da gripe. Crianças com mais de seis meses, jovens e adultos podem receber a dose, que é aplicada de segunda a sexta-feira, nas unidades básicas de saúde do Suspiro, Olaria, Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo, nos mesmos horários da aplicação das vacinas contra a Covid-19, também sendo necessária a apresentação dos mesmos documentos.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: