Covid-19: Ministério da Saúde recebe um milhão de doses da vacina

Lotes são exclusivos para aplicação em crianças de seis meses a 3 anos, com doenças crônicas
sexta-feira, 04 de novembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde anunciou que recebeu na última semana um milhão de doses da vacina contra a Covid-19, todas destinadas para crianças de seis meses a menores de 3 anos de idade com comorbidades (doenças crônicas). Segundo a pasta, o início do processo de distribuição aos estados está previsto para os próximos dias. No mês passado, o MS liberou a aplicação de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer em crianças de seis meses a 4 anos de idade que tenham comorbidades. A ampliação do uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças nessa faixa etária foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro. 

Diferenças

A vacina para crianças de seis meses a 3 anos de idade tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para outras faixas etárias. O imunizante deverá ser aplicado em três doses de 0,2 ml (equivalente a 3 microgramas).

As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose. A tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias.

“A vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre - 90 e - 60 graus. Uma vez retirado do congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2 e 8 graus durante um período único de dez semanas, não excedendo a data de validade original”, explicou a Anvisa. (Agência Brasil)  

Em Nova Friburgo, continua vacinação para todas as idades  

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo continua promovendo a campanha de imunização contra a Covid-19 para todas as faixas etárias. A campanha prossegue nesta nova semana nas unidades básicas de saúde. A quinta dose está disponível para os imunossuprimidos (pacientes com câncer ou doenças autoimunes), a quarta para todos acima de 18 anos, a terceira para quem tem mais de 12 anos e segunda e primeira a partir dos 3 anos. 

A vacinação é realizada, de segunda a sexta-feira nos postos de saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro, das 8h às 18h; Tunney Kassuga, no bairro Olaria, e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, ambos das 9h às 15h; Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, e José Copertino Nogueira, em São Geraldo, das 8h às 16h. Para se vacinar é preciso apresentar a carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação.  

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: